8ª edição do To-Sa Matsuri acontece nos dias 24 e 25 de agosto no Parque da Água Branca

Parada Taiko acontece no domingo dentro da programação do To-Sa Matsuri (Daniel Yonamine)

Nos dias 24 e 25 de agosto, os usuários do Parque Dr. Fernando Costa – também conhecido como Parque da Água Branca – ganharão um motivo a mais para frequentar o lugar. Localizado próximo à estação Barra Funda do metrô de São Paulo, em meio ao clima bucólico do campo – em plena metróple –, o parque recebe nesses dias a oitava edição do To-Sa Matsuri – Festival de Cultura Brasil-Japão. Considerado um lugar ideal para passear com a família – o espaço conta com equipamentos para lazer, recreação e atividades para crianças e a terceira idade, além de oferecer opções para caminhadas e exercícios físicos – o Parque da Água Branca será “invadido” pelas batidas dos tambores japoneses (taikô) e praticantes de artes marciais.
Realizado pelo Seinen da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil, o evento tem como objetivo divulgar e promover a integração das culturas brasileira e japonesa.

Carlos Mitsuo, Arnaldo Katayama e Fabiano Shiokawa (Aldo Shiguti)

Nesta edição, o evento terá como uma das atrações o Projeto Dojo, cuja proposta é promover a cultura oriental através do audiovisual, mesclando música e performance. Segundo o curador Carlos Mitsuo, a ideia é mesclar elementos orgânicos explorando ao máximo a cultural oriental. “E o Parque da Água Branca, por ser um lugar aberto, é ideal para a nossa apresentação, pois dá a sensação de amplitude e a sonoridade fica mais agradável”, explica Mitsuo, lembrando que o projeto foi apresentado inicialmente em ambiente coportativo e chamou a atenção “por transmitir tranquilidade a quem ouve”. “Então, pensamos, por que não tentar um viés mais cultural”, conta, acrescentando que, no To-Sa (lê-se tô-sa), o projeto contará com três Djs e dez dançarinas orientadas por Clarice Matsunaga, que recentemente se apresentou no evento “Hana no Kayo Sai”, realizado no Grande Auditório do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – ao lado de outros artistas, como Joe Hirata.

Joe Hirata é uma das atrações do evento no sábado (Aldo Shiguti)

Parada Taikô – No festival, o Projeto Dojo será apresentado no palco no sábado, por volta das 14h15. O público poderá conhecer um pouco mais sobre a proposta na tenda que será montada próxima à area de alimentação, onde será oferecida oficina de mixagem para os interessados em aprender a tocar como DJ, e aulas de dança com Clarice Matsunaga. “Nosso foco são pessoas de 20 a 30 anos”, conta Carlos Mitsuo, destacando que seu sonho é se apresentar acompanhado de um grupo de taikô.
“Quem sabe não teremos essa oportunidade já no To-Sa Matsuri”, indaga o presidente da Comissão Organizadora, Fabiano Shiokawa, acrescentando que este ano o festival terá a tão aguardada Parada Taikô, introduzida pelo atual presidente da Federação de Sakura e Ipê do Brasil e ex-presidente da Associação Brasileira de Taikô, Pedro Yano, um dos responsáveis pelo ensino do taikô no país.
A Parada acontece somente no domingo, com início previsto por volta das 12h45 – o ponto de partida será na entrada do parque, no Avenida Francisco Matarazzo. De lá, os tocadores seguem para o palco, contornando a Arena Hípica. Também no domingo os fãs de animês e mangás terão oportunidade de demonstrar ousadia a criatividade na Seletiva Cosplay World Masters Brasil (CWM), que classificará o campeão para a grande final brasileira. Nesse dia é esperada a presença do presidente da CWM, André Manz. Fabiano Shiokawa lembra que os cosplayers também poderão se produzir com seu personagem preferido, pois haverá um desfile aberto para quem estiver caracterizado.

O cantor Ricardo Nakase também está confirmado (Aldo Shiguti)

Dois palcos – Shiokawa lembra que, a exemplo da edição passada, também este ano o festival terá dois palcos, onde se revezarão os convidados desta oitava edição. “Procuramos manter um formato que deu certo”, explica o coordenador, afirmando que o público poderá conferir ainda apresentações com alguns dos principais intérpretes da música japonesa, como Joe Hirata e Ricardo Nakase, o samba da escola Águia de Ouro, a dança contemporânea do K-Pop e participar de exercícios físicos com os praticantes de rádio taisso e rizumu taisso, além de assistir demonstrações de artes marciais (karatê, judô e aikidô).

“Teremos também um campeonato de card, apresentação do Grupo Ryo – Yosakoi e de taikô com o Sakura Fubuki, e música com as bandas Gaijin Sentai, Triscore e Uchina”, conta. Nos dois dias também será montada uma praça de alimentação com comidas típicas japonesas e brasileiras, além de bazaristas e o Espaço Cultural de Kochi. Os organizadores esperam receber um público estimado em cerca de 10 mil pessoas.

Grupo Ryo se apresentará nos dois dias do Festival (Aldo Shiguti)

PROGRAMAÇÃO DE PALCO
DIA 24 (SÁBADO)

9H30: Apresentação de Marcos Aguena
10H: Rádio Taissô (Ginástica)
10H30: Rizumu Kenko Taissô (Dança)
11H: Grupo Ryo – Yosakoi (Dança Yosakoi)
11H30: Sorteio
11H45: Akidô (artes marciais)
12H15: Apresentações de Dança K-pop
13H15: Projeto Dojo
14H15: Sorteio
14H30: Grupo Ryo – Yosakoi (Dança Yosakoi)
15H: Cerimonial de Abertura Oficial – Cerimônia Oficial
16H: Escola de Samba Águia de Ouro
16H30: Joe Hirata (Música)
17H30: Masaki Kohigashi e Harumi Miyamura (Música)
18H: Ricardo Nakase (Música)
19H: Banda Triscore (Música Anime)
20H: Encerramento

DIA 25 (DOMINGO)

9H: Sakura Fubuki Taiko (Taikô)
10H: Radio Taissô (Ginástica)
10H30: Rizumu Kenko Taiso (Ginástica)
11H: Grupo Ryo – Yosakoi (Dança Yosakoi)
11H30: Programa A-Judô (Judô)
12H: Grupo K-Pop – Sakura Silver (Dança)
12H30: Sorteio
12H45: Parada Taikô (Taikô)
13H45: Academia Corpus Line de Mogi das Cruzes (Dança)
14H45: Tapioca Club (Dança)
15H05: Sorteio
15H15: Heverti Silva (Música)
15H45: Sakura Fubuki Taikô (Taikô)
16H: Banda Uchina (Música)
17H: Seletiva Cosplay World Masters Brasil (Cosplay)
18H: Banda Gaijin Sentai (Música Anime)
19H30: Premiação/Encerramento

*Programação sujeita à alteração sem aviso prévio

Comentários
Loading...