8ª edição do Festival do Japão do Rio Grande do Sul celebra esportes e lazer japoneses neste fim de semana

Apresentação de taiko é uma das atrações confirmadas (divulgação)

Considerado o maior evento da cultura japonesa do Rio Grande do Sul, o Festival do Japão RS acontece neste fim de semana (17 e 18), na Academia da Polícia Militar de Porto Alegre. Realizado desde 2012 pela Associação do Festival do Japão do Rio Grande do Sul, o evento celebra, em sua oitava, edição, os esportes e atividades de lazer com o tema “Esportes e Lazer” em referência aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que serão sediados em Tóquio, no Japão, em 2020.
O Festival do Japão RS celebra o Dia do Imigrante Japonês, data que já faz parte do calendário oficial das datas comemorativas de Porto Alegre e neste ano contará mais uma vez com a parceria do Anime Buzz, um dos maiores eventos de cultura pop japonesa do Rio Grande do Sul.
Haverá demonstrações de diversas modalidades como as práticas milenares das artes marciais com o Instituto Sul Brasileiro de Aikidô com o mestre Leonel Rade, Naginata Kendo e Iadô – com o mestre Leandro Furushô, Sumô – com o mestre Yuso Sato, Kenjutsu – Instituto Cultural Niten, Karatê Shotokan – com o Mestre Tiago Frosi, Shorinji Kenpo com o Mestre Izidoro.
Além das práticas esportivas, o evento apresentará também as atividades de lazer presentes na cultura japonesa.

O Festival do Japão RS celebra o Dia do Imigrante Japonês (divulgação)

Atrações – A Fundação Japão traz para o Brasil, o performer de balões Aki, show de balões de fantasia que é considerado o número 1 no Japão. Vencedor por dois anos consecutivos do torneio nacional de balões artísticos, o artista é capaz de reunir velocidade e técnicas no manuseio de balões, atraindo a atenção do público do mundo inteiro.
Destaque também para a participação do casal Tanaka – com mais de 80 anos, Kohdou Tanaka canta ópera acompanhado de sua mulher ao piano. A programação conta ainda com apresentações do Quarteto Tao de Cordas, com músicas tradicionais japonesas, e o grupo de taikô de Okinawa, Requios Gueinou Doukoukai.
Pela primeira vez o festival contará com o Grupo Min – a nova geração da música folclórica japonesa no Brasil e também com artistas que prestigiam sempre o festival com canções tradicionais japonesas como os cantores Mariko Nakahira e Zenkyu Ogawa.
O evento conta com uma praça de alimentação com diversos pratos típicos da culinária japonesa como yakisoba, lamen, yakitori, takoyaki e gyoza, entre outros.
Este ano em especial, terá um Cook Show com a presença da Yuko Tappabutt (participante do Masterchef 2017), Luiz Alarcón (Cconsultor técnico da Vigor) e o sommelier Pedro Almeida. Os profissionais prepararão diversos pratos da culinária japonesa para o público degustar e aprender mais sobre os pratos tradicionais.

Público – A edição passada do Festival do Japão RS recebeu cerca de 60 mil visitantes, sendo 95% do público não descendentes de japoneses. O evento utiliza o espaço da Academia da Polícia Militar, cedido pela Brigada Militar, com exposição da cultura japonesa nas dependências das salas de instrução, mini-auditório, ginásio e praça de alimentação com estacionamento no local.

8º Festival do Japão RS
Data: 17 e 18 de agosto
Local: Academia de Polícia Militar/ Avenida Aparício Borges, 2001
Sábado: 10h às 18h I Domingo: 9h às 17h
Ingresso: https://uhuu.com/evento/rs/porto-alegre/8o-festival-do-japao-do-rio-grande-do-sul-7871

Comentários
Loading...