65º Tooro Nagashi de Registro terá Concurso Cosplay e Karen Ito

Tooro Nagashi transformou-se em um grande ato ecumênico com participação de diferentes religiões (Arquivo/Aldo Shiguti)

Pioneira na realização do Tooro Nagashi – que este ano atinge sua 65ª edição – no Estado de São Paulo, a cidade de Registro, no Vale do Ribeira, celebrará a data nos dias 01, 02 e 03 de novembro, na Praça Beira Rio. A cerimônia, que faz parte do calendário oficial de eventos turísticos do Município e do Estado de São Paulo, é considerado o maior e principal evento da comunidade nikkei no Vale do Ribeira. Sua realização em Registro tem fundamental importância histórica e cultural para toda a região.
Realizado pela Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro (Bunkyo) e Nichirenshu Emiyoji, com apoio cultural da Amavales, Acer (Associação Cultural e Esportiva de Registro, Arteris – Regis Bittencourt, Crematório Angelus e Sicredi, e com apoio institucional da Prefeitura de Registro e do Sesc, o Tooro Nagashi de Registro tem seu ponto alto no sábado, dia 2, por volta das 19 horas, com a esperada soltura dos barquinhos. O evento deve atrair cerca de 20 mil pessoas no três dias,
Segundo o presidente do Bunkyo de Registro, Irineu Makoto Kawajiri, este ano está previsto a soltura de 1500 barquinhos. Os tooros são confeccionados com chapa de madeira e papel, colorido. A montagem é feita por alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Registro e do Apoio ao Menor Esperança (AME). Cada tooro é iluminado por uma vela e carrega uma lâmina de papel com o nome da pessoa homenageada, que pode ser escrito em português ou no ideograma japonês (kanji).
Os tooros podem ser adquiridos antecipadamente pela Internet no site: www.tooronagashi.com.br ou na Secretaria do Bunkyo, pelo telefone: 13/3822-4144 ao preço de R$ 25,00 cada um.
De acordo com Kawajiri, em 2008, ano das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, foram soltos 2.500 barquinhos, maior número já registrado na história do Tooro Nagashi de Registro.

Destaques – Este ano, conta o presidente da Acer, Mário Soshin Sakugawa, a expectativa é para que, primeiro, não chova. Explica-se. No ano passado, caiu uma tempestade no terceiro de dia da festa, causando transtornos para a organização. Também foi no ano passado que o Tooro Nagashi de Registro recebeu pela primeira vez a visita de um embaixador do Japão – no caso, o atual Akira Yamada. Além dele, quem também posou para fotos foi Renato Bolsonaro, irmão do presidente da República, Jair Bolsonaro.
Este ano, a novidade será o concurso cosplay, a cargo da Secretaria da Cultura. O desfile e a premiação acontecem no domingo, por volta das 14h30, no palco montado na Praça Beira Rio. Quem também passará por lá são os cantores Sergio Tanigawa, que se apresenta na sexta-feira , 01, por volta das 20h, e a Karen Ito, que sobe ao palco no domingo, por volta das 19 horas. Outra atração confirmada é o grupo de taikô Ookami Drums, além do Wadaiko do Bunkyo de Registro e da Associação Brasileira de Kenko Taissô.

Mario Soshin Sakugawa, da Acer, e Irineu Kawajiri, do Bunkyo (Aldo Shiguti)

Gastronomia – Destaque também para a praça de alimentação, que pela primeira incluirá no cardápio o chiken nanban (frango frito servido com molho agridoce e tártaro). A sugestão é da chef Kumiko Tanaka, que está em Registro através do programa de intercâmbio da Jica – Agência de Cooperação Internacional do Japão. A gastronomia terá ainda outros pratos tradicionais como yakisoba, udon e sushi.
Apesar de seu cunho cultural, que ganhou força com a parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Kawajiri e Sakugawa chamam a atenção para a origem do Tooro Nagashi, que é a de homenagear os entes queridos. “Muitos eventos culturais nascem a partir dos religiosos, mas não podemos nos esquecer nunca da proposta do Tooro Nagashi, se não a festa perde o sentido”, diz Kawajiri, explicando que, em Registro, além de homenagear os antepassados falecidos, homenageia-se também as vítimas de acidentes na BR-116, que passa sobre o Ribeira em Registro.
Não à toa, o Tooro Nagashi de Registro transformou-se em um grande ato ecumênico com a participação de diferentes religiões.
Atualmente, ao lado da Nichiren Shu do Brasil, as cerimônias religiosas reúnem representantes do Templo Budista Honpa Hongawanji de Registro, das Igrejas Católica e Episcopal, da Seicho-no-Ie, da Igreja Messiânica e das organizações Omoto Kyo (religião japonesa com raízes no xintoismo) e Sokagakkai.
Até hoje, ao som dos tambores japoneses (taiko), a madre Myoho Ishimoto, a viúva do monge Emyo, é quem reza pela purificação das águas do Ribeira de Iguape. É a madre Myoho, monja do Templo Nichiren Shu Emyoji, quem ao anoitecer do dia 2 comanda a cerimônia inter-religiosa para as almas dos antepassados, que culmina com a soltura dos tooros.

65º Tooro Nagashi de Registro
Quando: Dias 01, 02 e 03 de novembro
Locais: Cemitério da Saudade e Praça Beira Rio
Informações:
Telefone: 13/3822-4144

Programação 65º Tooro Nagashi de Registro
Dia 1/11
Local: Cemitério da Saudade

9H: Cerimônia Inter-religiosa no Monumento das Almas

Dia 1/11
Local: Praça Beira Rio

19H: Wadaiko do Bunkyo de Registro
19H30: Apresentação de Danças de Minyo Yamato-Kai
20H: Karaoke (Bunkyo de Registro)
20H30: Sergio Tanigawa
21H10: Bon Odori
22H30: Matsuri Dance
24H: Encerramento

Dia 2/11
Local: Próximo à ponte

9H: Culto de Seicho No Ie às vítimas de acidentes na BR 116, com a participação das demais religiões.

Dia 2/11
Local: Praça Beira Rio

11H: Almoço
11H: Workshop Wadaiko do Bunkyo
13H ÀS 17H: Oficina de Origami – Secretaria de Cultura
13H30: Oficina de Tai Chi Chuan – Espaço Holístico Surya
14H30: Kenko Taisso (Associação Kenko Taisso do Brasil)
15H: Ookami Drums
17H: Cerimônia de Purificação das águas do Rio Ribeira de Iguape
18H: Ato Inter-religioso para as almas dos antepassados
19H: Tooro Nagashi (soltura dos barcos)
19H45: Kenko Taisso (Associação Kenko Taisso do Brasil)
20H: Abertura
20H15: Apresentação de Danças de Minyo Yamato-kai
20H30: Wadaiko do Bunkyo
21H: Bon Odori
22H: Queima de fogos
22H15: Bon Odori
23H: Matsuri Dance
24H: Encerramento

Dia 3/11
Local: Praça Beira Rio

11H: Almoço
11H: Workshop Wadaiko do Bunkyo
13H ÀS 17H: Oficinas de Origami e Shodô– Secretaria de Cultura
14H30: Concurso de Cosplay – Secretaria de Cultura
18H: Wadaiko do Bunkyo
18H30: Apresentação de Danças de Minyo Yamato-Kai
19H: Karem Ito
20H30: Karaokê (Bunkyo de Registro)
21H30: Matsuri Dance
22H30: Encerramento

*Programação sujeita à alteração sem aviso prévio

Comentários
Loading...