5º Katsura Matsuri destaca 1º núcleo de colonização japonesa

(Divulgação)

A Associação Cultural Nipo-Brasileira de Iguape (ACNBI) e a Prefeitura de Iguape realizam nesta sexta, sábado e domingo (8, 9 e 10), no Centro de Eventos “Prefeito Casimiro Teixeira”, no município de Iguape (SP), a quinta edição do Katsura Matsuri. O evento, que comemora os 106 anos da colonização japonesa no município – reconhecido como o “Berço da Colonização Japonesa no Brasil”, por meio da Lei Federal n° 11.642, de 11 de janeiro de 2008 – tem por objetivo difundir a cultura japonesa; destacar a importância da participação dos japoneses no processo de colonização do Brasil; resgatar a história da “Colônia Katsura”, como primeiro núcleo de colonização japonesa no Brasil (instalada no bairro do Jipovura, em Iguape); consolidar o evento como parte integrante do calendário de eventos culturais do município e reconhecer e homenagear as famílias pioneiras da “Colônia Katsura”.
Na sexta-feira, 8, os portões serão abertos a partir das 18 horas, com destaque para o grupo de taiko de Registro, Grupo Ribeira Ryofu Daiko, e o cantor Ricardo Nakase. No sábado, a abertura da praça de alimentação será às 11 horas. A programação de palco terá demonstração de artes marciais, apresentação do grupo de taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko e shows com Ricardo Nakase, Joe Hirata, Karen Ito e Nobuhiro Hirata, além de concurso de cosplay e ilusionismo com Kevin Iwassaki. No domingo, com abertura também a partir das 11 horas, destaques para o Ryukyu Koku Matsuri Daiko, minyo Yamatokai, Kevin Iwassaki (ilusionismo) e os cantores Sergio Tanigawa e Nobuhiro Hirata.

O grupo Ribeira Ryofu Daiko é uma das atrações do 5º Katsura Matsuri que acontece em Iguape (Facebook/Grupo Ribeira Ryofu Daiko)

Undokai – O coordenador e vice-presidente da ACNBI, Milton Nomura, explica que, além da praça de alimentação, que estará vendendo pratos típicos da culinária japonesa – alguns peculiares de festas na região, como o sashimi de manjuba – o público poderá participar de vivências de beisebol e artes marciais (no sábado, das 14 às 18 horas) e tênis de mesa (no domingo, das 14 às 17 horas) e oficinas de ikebana, shodô, mangá e origami (no sábado e domingo, das 14 às 18 horas). Um dos diferenciais, explica Milton Nomura, é a realização da tradicional gincana poliesportiva – mais conhecida pelos japoneses como “Undokai” – que acontece no domingo, das 8h30 às 13 horas. Haverá também bazaristas com produtos importados e nacionais.
De acordo com Nomura, a expectativa é receber um público de mais de 5 mil pessoas nos três dias de programação. Ele lembra que este é apenas o segundo ano do Katsura Matsuri neste formato de festival. Nas três primeiras edições foram realizadas apenas solenidades no dia 9 de novembro para comemorar a instalação da primeira colônia japonesa no Brasil, uma ação conjunta entre os governos japonês e brasileiro – o nome Katsura é uma homenagem prestada ao, então primeiro-ministro do Japão, Katsura Taro, grande incentivador do projeto.

Um dos objetivos do evento é divulgar a cultura japonesa (Facebook/Grupo Ribeira Ryofu Daiko)

História – Milton Nomura destaca que a ampliação ocorreu “não somente com o intuito de ampliar”, mas também para mostrar que Iguape ocupa um papel importante no contexto histórico da comunidade e do país, com participação no ciclo do ouro, no século 17, com a fundação da primeira casa de fundição, e no ciclo do arroz, no século 19 – que motivou o governo japonês instalar uma colônia em Iguape.
“A ideia é divulgar a cultura e gastronomia japonesa mas fundamentalmente mostrar para as pessoas que a primeira colônia japonesa nasceu em Iguape”, destaca Nomura, acrescentando que Iguape conta atualmente com cerca de 200 famílias nikkeis e hoje o turismo é uma das principais atividades econômicas do município.

(Facebook/Grupo Ribeira Ryofu Daiko)

V Katsura Matsuri
Quando: Dias 8, 9 e 10. Sexta, das 18 à meia-noite; sábado, das 11 às 23 horas e domingo, das 11 às 19 horas
Onde: Centro de Eventos “Prefeito Casimiro Teixeira” (Rua Ana Cândida Sandoval Trigo – Iguape)
Entrada franca

PROGRAMAÇÃO DO 5º KATSURA MATSURI

DIA 8 (SEXTA-FEIRA)

18H: Abertura Oficial
18H30: Banda Municipal Maestro Aquilino Jarbas de Carvalho
19H: Grupo Ribeira Ryofu Daiko
19H30: Bingo Beneficente
20H: 1° Prêmio Bingo Beneficente
21H: 2° Prêmio Bingo Beneficente
21H15: Ricardo Nakase & Ribeira Ryofu Daiko
22H: 3° Prêmio Bingo Beneficente
23H: 4° Prêmio Bingo Beneficente
23H30: Ricardo Nakase

DIA 9 (SÁBADO)

11H: Abertura da Praça de Alimentação
13H: Artes Marciais
14H: Ryukyu Koku Matsuri Daiko
15H: Ricardo Nakase & Bon Odori ACNBI
16H: Concurso de Cosplay
17H: Matsuri Dance
18H: Ryukyu Koku Matsuri Daiko
19H: Joe Hirata
20H: Kevin Iwassaki – Ilusionismo Oriental
21H: Ryukyu Koku Matsuri Daiko
22H: Karen Ito
23H: Nobuhiro Hirata

DIA 10 (DOMINGO)

11H: Abertura da Praça de Alimentação
13H: Ryukyu Koku Matsuri Daiko
14H: Minyo Yamatokai
15H: Kevin Iwassaki – Ilusionismo Oriental
16H: Sérgio Tanigawa
17H: Karaoke Fenivar
18H: Nobuhiro Hirata & Bon Odori ACNBI
19H: Encerramento

*Programação sujeita a alteraração sem aviso prévio

Comentários
Loading...