54º Gueinosai reunirá mais de 600 participantes no palco do Bunkyo

Festival, que acontece neste fim de semana, reúne os mais destacados grupos de dança japonesa (Arquivo/Aldo Shiguti)
Festival, que acontece neste fim de semana, reúne os mais destacados grupos de dança japonesa (Arquivo/Aldo Shiguti)

Quem não teve a oportunidade de participar da cerimônia em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa, em 2018, poderá agora ver alguns dos grupos de dança tradicional japonesa que se apresentaram durante as festividades do ano passado. O 54º Gueinosai – Festival de Música e Dança Folclórica Japonesa, que acontece neste final de semana (22 e 23), reúne os mais destacados grupos de dança japonesa em cerca de 60 apresentações por dia.
Realizado pela Comissão de Música e Dança Folclórica Japonesa, o evento fecha a semana das comemorações dos 111 anos da imigração japonesa no Brasil e é considerado um dos mais importantes eventos culturais da comunidade nipo-brasileira por reunir diferentes modalidades artísticas de palco, tais como dança (tradicional japonesa, ocidental), música (karaokê ou instrumental: shakuhachi, shamisen, koto, etc.), recitação, taiko, entre outros.
Segundo a presidente da Comissão Organizadora, Rumi Kusumoto, nos dois dias passarão mais de 600 artistas pelo palco do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), totalizando 120 apresentações. No sábado, a partir das 10 horas, estarão se apresentado 22 grupos e 6 cantores, num total de 197 artistas, em 53 números. No domingo, das 10 às 19h, serão 28 grupos e 6 cantores, com 425 participantes em 66 apresentações.
Rumi explica que a diferença deve-se pela preferência pelo domingo. E a exemplo do ano passado, também este ano não foi realizada a seletiva, como acontecia nas edições anteriores. “Desta forma, a escolha ficou sob responsabilidade de cada professora”, explica Kusumuto, lembrando ainda que, pela primeira vez, este ano a tradicional Homenagem aos Idosos Acima de 99 Anos (Hakujusha Hyoshou) foi “desvinculada” do Gueinosai e acontecerá no dia 30 de junho.

André Korosue, Rumi Kusumoto e Helton Pereira (Arquivo/Aldo Shiguti)
André Korosue, Rumi Kusumoto e Helton Pereira (Arquivo/Aldo Shiguti)

Jovens – Outra novidade para este ano, explica o presidente da Comissão, André Korosue, “é uma participação mais incisiva dos jovens”. “A Comissão de Jovens do Bunkyo já vem nos ajudando há algum tempo, mas precisamos que eles assumam cada vez mais pois capacidade eles têm”, afirma Korosue, destacando que, ao mesmo tempo, a transição deve ser gradativa.
“O Gueinosai guarda algumas peculiaridades como, por exemplo, grupos comandados por isseis e que ainda só falam o idioma japonês. Mas existem outros em que a comunicação com os jovens é bem tranquila”, garante.
Para o vice-presidente do Seinen Bunkyo, Helton Pereira Nogueira, a experiência é bem-vinda. “Trata-se de um aprendizado para a Comissão de Jovens. Temos muito prazer em trabalhar em prol da cultura japonesa, que é a missão do Bunkyo, e nosso sentimento é de satisfação quando conseguimos contribuir. Além disso, estar inserido na cultura japonesa representa um grande crescimento para todos nós”, conta Helton.

No sábadao e domingo serão cerca de 120 apresentações (Arquivo/Aldo Shiguti)
No sábadao e domingo serão cerca de 120 apresentações (Arquivo/Aldo Shiguti)

Gran finale – Para Korosue, não é à toa que o Gueinosai vem fazendo história há mais de cinco décadas. Segundo ele, o segredo para alcançar a longevidade deve-se, primeiro, pelo fato de o evento ser bastante sólido. “Todos estão embuídos do espírito de preservar esta arte da cultura japonesa, que não é uma tarefa só nossa, são dos grupos e de todos que participam. Por isso fico muito feliz quando vejo a participação de um número cada vez maior de jovens”, explica Korosue, lembrando que este ano o gran finale do 54º Gueinosai será uma apresentação especial conjunta das escolas: Hanayagui-ryu Kinryukai, Cia. Fujima de Dança Kabuki, Kyo Fujima-ryu Nihon Buyou, Acal Buyou-bu e Japanese Dance Company Yuubi.
Nos dois dias haverá sorteios para o público e bazaristas no Hall de entrada do Bunkyo.

Mais de 600 artistas passarão pelo palco do Grande Auditório (Arquivo/Aldo Shiguti)
Mais de 600 artistas passarão pelo palco do Grande Auditório (Arquivo/Aldo Shiguti)

54º Gueinosai – Festival de Música e Dança Folclórica Japonesa
Quando: 22 e 23 de junho de 2019, sábado e domingo, a partir das 10h
Onde: Grande Auditório do Bunkyo
Rua São Joaquim, 381, Liberdade, São Paulo – SP (próx. Metrô São Joaquim)
Entrada Franca (colabore com 1kg de alimento não perecível) | bazar e sorteio de brindes
Informações: (11)3208-1755

Comentários
Loading...