54º GUEINOSAI: Organizadores destacam participação de não descendentes de japoneses e projetam gran finale em 2020

(Jiro Mochizuki)

Uma pequena amostra do que foi o 54º Gueinosai – Festival de Música e Dança Folclórica Japonesa. Realizado nos dias 23 e 24 de junho, no Grande Auditório do Bunkyo. pela Comissão de Música e Dança Folclórica Japonesa, o evento fechou a semana das comemorações dos 111 anos da imigração japonesa no Brasil e reuniu cerca de 600 artistas em quase 120 apresentações – entre individuais e em grupos – nos dois dias.

(Jiro Mochizuki)

A presidente da Comissão Organizadora, Rumi Kusumoto não escondeu sua felicidade ao lembrar que, no domingo (24), o Grande Auditório do Bunkyo ficou lotado, “inclusive com pessoas ocupando as laterais do auditório” “Também no sábado, após o almoço, recebemos um bom público”, disse Rumi, que destacou a presença do cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, na cerimôna de abertura pelo segundo ano consecutivo.

Para ela, outro destaque foi a presença de muitos não descendentes de japoneses na plateia e também entre os participantes. “Só de Ribeirão Preto vieram 42 pessoas, sendo praticamente um terço de não descendentes”, disse Rumi, que para 2020 já planeja um gran finale com a participação de professores de todas as escolas. “Estaremos comemorando a edição de número 55 e esta união é muito importante para a continuidade do evento”, explicou Rumi.

Comentários
Loading...