4º Brazilian Mind terá palestra com cônsul geral e programação especial para a família de expatriados

Projeto visa permitir que expatriados possam vivenciar de perto a cultura brasileira (arquivo pessoal)

A JCI Brasil-Japão realiza no próximo dia 30, no Blue Tree Premium Verbo Divino (zona Sul de São Paulo), o Brazilian Experience Day – 4ª edição do Brazilian Mind. Trata-se de um projeto que visa permitir que expatriados japoneses – como são denominados os profissionais que vêm do Japão ao Brasil para trabalhar – possam vivenciar de perto a cultura brasileira e consigam se integrar mais facilmente na sociedade brasileira.
De acordo com a coordenadora Thamirys Macedo, os chamados expatriados ficam, normalmente, um período curto de tempo no país – em média 2 anos – e não conseguem se conectar com brasileiros nikkeis ou não-descendentes e muitas vezes retornam ao Japão sem ter vivenciado na prática o que é a cultura brasileira.
A iniciativa, organizado em parceria com a Abjica (Associação dos Bolsistas da Jica), Asebex (Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão), Abeuni (Aliança Beneficente Universitária), Seinen Bunkyo e Rotary Liberdade, visa aproximar os expatriados e permitir uma convivência mais próxima através de palestras com dinâmicas e workshops.
O evento conta com apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo e da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil.

Evento abrange palestras com dinâmicas e workshops (arquivo pessoal)

Palestras – Este ano haverá palestras com o cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, que abordará o tema “Os desafios da vida no Brasil para os japoneses”; e com o produtor e ex-assessor da Cultura e Relações Públicas do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Hidenori Sakao, que vai falar sobre “A História da Bossa Nova – Por que a Bossa Nova atingiu o Japão?”.
Após as palestras haverá uma dinâmica em grupo e em seguida workshop de danças brasileiras com a professora Kavita Lamba, que ensinará o bê-á-bá de ritmos como axé e sertanejo.
Às 13 horas será servido o almoço com comidas típicas brasileiras .
Após o almoço acontece workshop de caipirinha com frutas brasileiras. O término está previsto para às 15 horas.

Para a família – Thamirys conta que este ano ano, por sugestão de um dos parceiros, o presidente da Fundação Kunito Miyasaka, Roberto Nishio, pela primeira vez o evento terá uma programação especial voltada também para os filhos dos expatriados. O intuito é envolver toda a família já que as mulheres poderão participar da programação normal junto com os maridos.
Akemi Uchimura, que coordenou a edição passada, explica que o Brazilizan Mind também é uma forma de fortalecer parcerias com as empresas japonesas e o próprio Consulado. A programação será toda no idioma japonês.

(Divulgação)

Taxa – A inscrição custa R$ 120,00 e inclui almoço + uma bebida não alcóolica (incluso degustação de caipirinha durante o Workshop).
Crianças de 0 a 6 anos não pagam. Crianças até 12 anos pagam meia tarifa R$ 60,00.
A confirmação deve ser feita até 22/11. As vagas são limitadas a 60 pessoas.

Forma de pagamento:
antecipado
Dados bancários:
Banco Santander
Agência: 4550
Conta Corrente:
13-000084-6
CNPJ: 53.832.093/0001-87
Câmara Júnior Brasil Japão

Brazilian Experience Day – 4º edição do Brazilian Mind
Quando: Dia 30 de novembro
Onde: Blue Tree Premium Verbo Divino (Rua Verbo Divino, 1323)
Reservas:
Leonardo Inomata. E-mail: brazilianmind@jcibrasiljapao.org.br. Celular: (11) 9-9293-4048
Akemi Uchimura:
Informações:
Em português: Thamirys Macedo
Em japonês: Akemi Uchimura
E-mail: brazilianmind@jcibrasiljapao.org.br
Celular: (11) 9-9831-1328

Programação*

10H: Abertura
10H20: Palestra do Cônsul Geral do Japão em São Paulo Yasushi Noguchi – Tema: Os desafios na vida no Brasil para os japoneses”
10H40: Palestra de Hidenori Sakao, Ex-assessor da Cultura e Relações Públicas do Consulado Geral do Japão em São Paulo. Tema: “A História da Bossa Nova – Por que a Bossa Nova atingiu o Japão?”
11H20: Brainstorm em grupo, tema: “Brasil: Aspectos positivos e negativos”.
11H50: Workshop de danças brasileiras.
13H: Almoço: Culinária brasileira em estilo buffet.
14H: Workshop de caipirinhas com frutas do Brasil.
15H: Encerramento

Programação infantil:

Das 10 às 15H: Workshops de brincadeiras e historinhas do Brasil.
(com intervalo das 13: ás 14:00 para almoço)

Comentários
Loading...