49º Moti Tsuki encerra as atividades do ano na Liberdade com distribuição gratuita de motis

(Jiro Mochizuki)

No dia 31 de dezembro, último dia do ano, uma tradição de quase meio século será mantida pela Acal (Associaçção Cultural e Assistencial da Liberdade) com a realização da 49ª edição do Moti Tsuki – Festival do Bolinho da Prosperidade. O evento, que tem como objetivo agradecer aos deuses todas as dádivas e benefícios recebidos durante 2019, desejando muita saúde, paz e harmonia em 2020, deve reunir cerca de 80 mil pessoas na Praça da Liberdade-Japão.
“As pessoas começam a formar uma longa fila que vai até a Praça João Mendes para receber os saquinhos de motis logo nas primeiras horas do dia”, explica o presidente da Acal, Hirofumi Ikesaki, lembrando que o evento também tem o propósito de agradecer a todos que visitaram o bairro durante o ano, movimentando o comércio da região.
“A esperança é que o ano que chega seja sempre melhor que aquele que está indo embora. A felicidade e o sucesso dependem de cada um, é a gente que faz acontecer”, ensina Ikesaki .
A programação tem início às 8 horas, com a distribuição gratuita de 20 mil saquinhos de moti (com dois bolinhos cada, sendo um branco e outro vermelho, simbolizando paz e prosperidade).
Às 9h30 acontece a abertura oficial com a presença de autoridades e a realização de uma Cerimônia Xintoísta pelo reverendo Kazuo Osaka do Templo Nambei Jingu. Destaque para a apresentação do grupo de taikô Tenryu Wadaiko, de São Miguel Paulista.
A exemplo de 2018, também este ano a Acal estará vendendo o Kadomatsu, um dos enfeites mais apreciados pelos japoneses para decorar suas casas na passagem de ano. Feito com hastes de bambu, ramos de pinheiro e ramos de ameixeira, os arranjos normalmente são colocados em frente às casas ou lojas comerciais para trazer sorte.

Único – Por volta das 10h30, as autoridades participam da demonstração e confecção de bolinhos de arroz. Em plena praça, é realizada a demonstração de 60 quilos de moti gome sendo socado e amassado em pilão de pedra, unindo os grãos (já cozidos) até formar uma massa uniforme e consistente, que é manuseada por voluntários da comunidade japonesa formando o tradicional bolinho da prosperidade.
De acordo com o diretor de Eventos Sociais da Acal, Massayoshi Furuno, participam voluntários de todos os Departamentos da Acal.
Ikesaki explica que serão utilizados cerca de 2.400 quilos de moti gome (arroz japonês utilizado na preparação do moti). Simultaneamente, tem início a distribuição de 3 mil ozoonis (tigelas de sopa com bolinhos de prosperidade), considerado um prato imprescindível na celebração do Oshogatsu (Ano Novo japonês).
“Não tenho conhecimento de algo parecido em qualquer outro país do mundo”, diz Ikesaki, afirmando que o Moti Tsuki é também uma forma de valorizar o bairro da Liberdade mantendo uma tradição milenar japonesa.
Da praça, as autoridades e convidados seguirão a pé até a sede da Acal (na Avenida Liberdade, 365), onde participarão de outra cerimônia, com direito ao tradicional ritual do Kagami Wari e Kanpai.

49º Moti Tsuki – Festival do Bolinho da Prosperidade
Quando: dia 31 de dezembro (terça-feira), a partir das 8 horas
Onde: Praça da Liberdade-Japão
Quanto: Grátis

PROGRAMAÇÃO DO 49º MOTI TSUKI MATSURI – FESTIVAL DO BOLINHO DA PROSPERIDADE
Praça da Liberdade – Japão

8H: Inicio da distribuição de 20 mil saquinhos do bolinho da prosperidade (moti) ao público
9H: Recepção de Autoridades e Convidados
9H30: Abertura Oficial – Apresentação de Taikô (Acal – Taikô/Tenryu Wadaiko)/Cerimônia Religiosa Xintoísta/Discursos
10H30: Moti Tsuki – Autoridades – Demonstração de motigome de confecção de bolinhos de arroz
10H30 ÀS 13H: Oferecimento de 3 mil ozoonis (tigelas de sopa com bolinhos da prosperidade ao público em geral)
11H30: Recepção na sede da Acal (Somente autoridades e convidados). Sede da Acal (Av. da Liberdade, 365)
12H: Na Acal – Execução dos hinos nacionais do Brasil e do Japão/Discursos/Kagami Wari/Kampai

Comentários
Loading...