41ª edição da Festa das Cerejeiras espera mais de 100 mil visitantes a partir desta sexta-feira

(Facebook/Joe Hirata)

A Federação de Sakura e Ipê do Brasil e a Comissão Organizadora do Festival das Cerejeiras em flor do Parque do Carmo (zona leste de São Paulo) realizam neste final de semana (dias 2, 3 e 4), a 41ª Festa das Cerejeiras, tradicional evento de cultura japonesa que tem como principal destaque as cerca de 4.100 árvores floridas do Bosque das Cerejeiras, plantadas pela comunidade nikkei na década de 70. Segundo o diretor de Relações Públicas Lincoln Shinji Uwaitara, a predominância é da espécie Yukiwari. “Mas temos também as variedades Okinawa e Himalaia”, conta Lincoln, explicando que, nos dias da festa, os visitantes poderão adquirir mudas a partir de R$ 20,00, além de receber dicas e orientações com especialistas.

Bosque das Cerejeiras conta com cerca de 4100 pés de cerejeiras plantadas pela comunidade nikkei (divulgação)

Hanami – De acordo com o presidente da Comissão Organizadora, Satiro Shimizu, são esperados mais de 100 mil visitantes, a grande maioria de não descendentes de japoneses. Segundo ele, o evento já é bastante tradicional pela população e os visitantes costumam praticar um ritual bastante conhecido entre os japoneses, o hanami, ou seja, sentar-se sob as árvores para contemplar a florada enquanto fazem piquenique com a família. “Costumamos receber até turistas franceses”, conta Shimizu, explicando que a preparação para a festa acontece durante o ano todo e a manutenção do bosque é constante.

Pedro Yano com os organizadores Satiro Shimizu e Lincoln Uwaitara (divulgação)

A cerimônia de abertura acontece no sábado (3), ao meio-dia, com a presença de autoridades. Além das cerejeiras, os visitantes també, poderão apreciar pratos tipicos japoneses e brasileiros, além de uma variada programação artística com shows conhecidos da comunidade nikkei como Mariko Nakahira, Ricardo Nakase e Joe Hirata – além da Parada Taiko.
Em função do fluxo de veículos, que costuma provocar longos congestionamentos, os organizadores reforçam o apelo para que as pessoas utilizem o transporte público.
Uma alternativa, para quem de metrô, é descer na estação Corinthians-Itaquera e pegar o ônibus cricular 4050-10 (Metrô Itaquera/Parque do Carmo).

41ª FESTA DAS CEREJEIRAS
QUANDO: DIAS 2, 3 E 4.
SEXTA, DAS 12 ÀS 17H;
SÁBADO E DOMINGO,
DAS 9 ÀS 17 HORAS

Comentários
Loading...