36º Festival Kodomo no Sono acontece neste final de semana

(Arquivo – Cintia Yamashiro)

Consagrando a trilogia iniciada em 2017 com “Que tal juntos?”, cuja ideia era “provocar incentivando o olhar inclusivo para todo tipo de diferença: Por quê não todos juntos?” e que teve continuidade no ano passado com o tema “Nós”, que celebrou a coletividade e a união que mantém vivo o trabalho e ideais da entidade, a Associação Pró-Excepcionais Kodomo no Sono realiza neste final de semana (20 e 21), em sua sede, em Itaquera (zona Leste de São Paulo), o seu 36º Festival Anual, e que este ano terá como tema”Amor” – simbolizando, segundo os organizadores, “a emoção que comove, nos faz ter respeito ao próximo, empatia e o anseio para o melhor”.
“A ideia desta trilogia tem a ver com o lema da entidade – “ Não para eles e sim, junto com eles!” – implantado por nosso fundador, Ryoshin Hasegawa”, explica o vice-presidente Sergio Oda. Segundo ele, o Festival é considerado o evento de maior arrecadação para a manutenção das atividades da associação, que assiste atualmente mais de 70 pessoas, entre 28 e 78 anos, com moradia, alimentação, cuidados de saúde e atividades terapêuticas.
“Ao longo do ano realizamos também o Karaokê Beneficente, o Costelão, o Chá Beneficente, o Show Beneficente e o Temaki Fest, além de eventos em parceria com outras entidades, como o Jantar Show das 4 entidades em conjunto com o Ikoi-no-Sono, Kibô-no-Iê e o Yassuragui Home”, conta Oda, acrescentando que a expectativa de público nos dois dias é de cerca de 15 mil pessoas.

Evento envolve a ajuda de muitos voluntários (divulgação – Guilherme Missumi)

Segundo os organizadores, o Festival é organizado com o patrocínio de empresas e doações de parceiros, bem como com a ajuda de mais de 1200 voluntários de várias associações apoiadoras. Trata-se de um evento beneficente aberto ao público e muito prestigiado por familiares que buscam uma opção de atividade ao ar livre e recheada de atrativos da cultura japonesa.
O evento conta com a presença de artistas renomados da comunidade nipo-brasileira. Este ano estarão presentes a cantora japonesa Mariko Nakahira, Ricardo Nakase, Débora Iha e Takeshi Nishimura, além da Bee Gees Alive, primeira banda brasileira a divulgar e interpretar a obra dos Bee Gees, reproduzindo fielmente a mítica banda inglesa dos irmãos Gibb e que no ano passado realizou um show beneficente em prol da Kodomo no Sono no Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), além de ter participado do próprio Festival naquele mesmo ano.

Grupo de taiko Requios Gueinou Doukoukai se apresentará no palco do festival no domingo (divulgação – Guilherme Missumi)

Kodomo Cultural – Destaque também para a Associação Kenko Taissô do Brasil e os grupos de taiko da A.C.D. Nikkei de São Miguel Paulista, Tenryu Wadaiko, Requios Gueinou Doukoukai, Ryukyu Koku Matsuri Daiko e Kien Daiko, além da apresentação dos assistidos. Aliás, segundo Sergio Oda, o Festival é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre o trabalho não só da Kodomo no Sono como também dos assistidos, que terão um espaço todo especial, o Kodomo Cultural, onde estarão apresentando artesanato, musicoterapia e até capoeira.

Praça de alimentação traz pratos da culinária japonesa (divulgação – Guilherme Missumi)

Na gastronomia, destaque para a tradicional culinária japonesa, que em 2013 foi classificada pela Unesco como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade. Temaki, yakisoba, guiozá, tempurá – “o melhor tempurá de todos os eventos”, garante Sergio Oda –, sushi, sashimi, yakitori, udon, okonomiyaki, takoyaki e moti (bolinho da sorte de arroz) são alguns pratos que poderão ser saboreados pelos visitantes, além de pastel, churrasco, pernil e a disputada paella, preparada com carinho por um gruipo de voluntários.
O evento conta ainda com uma área de diversão para crianças, sorteios de grandes prêmios, barracas com produtos feito pelos assistidos, incluindo as tradicionais cerâmicas Kodomô, venda de flores, sacolão e venda de produtos diversos na área reservada aos bazaristas.

Transporte – A entrada é franca mas solicita-se a contribuição no valor de R$ 5,00, que dá direito a concorrer a dois aparelhos de TV (um sorteio por dia).
Haverá ônibus fretado saindo da Rua da Glória (próximo ao Viaduto Mie Ken), no bairro da Liberdade, nos dois dias. Atenção que no sábado haverá apenas uma partida, às 9h30. No domingo serão três horários: às 8, 9 e 9h30. A passagem custa R$ 10,00 (ida e volta).
Para quem preferir, também haverá transporte gratuito até o local do evento saindo da estação Itaquera do metrô nos dois dias

Visitantes poderão adquirir produtos no sacolão (divulgação – Guilherme Missumi)

36º FESTIVAL KODOMO NO SONO
QUANDO: DIAS 20 E 21. SÁBADO, DAS 10 ÀS 17 HORAS; E DOMINGO, DAS 9H ÀS 17H
ONDE: SEDE DA KODOMO NO SONO (RUA PROF. HASEGAWA, 1198 – ITAQUERA)
HAVERÁ TRANSPORTE GRATUITO ATÉ O LOCAL DO EVENTO SAINDO DA ESTAÇÃO DE METRÔ ITAQUERA E FRETADO DA RUA DA GLÓRIA.
MAIS INFORMAÇÕES NO ESCRITÓRIO KODOMO NO SONO DA LIBERDADE: RUA GALVÃO BUENO, 573 – SALA 1 – 1º ANDAR.
(11) 3208-3949 | (11) 2521-6437 | (11) 3207-9744
HTTP://WWW.FESTIVALKODOMONOSONO.COM.BR/

 

PROGRAMAÇÃO DO 36º FESTIVAL KODOMO-NO-SONO
DIA 20 (SÁBADO)

11:00 – Taiko Kodomo no Sono
11:30 – Federação Radio Taisso do Brasil
12:05 – Ballet Val Santos
12:40 – A.C.D. Nikkei de São Miguel Paulista – Odori
13:15 – Assoc. Kenko Taisso do Brasil

Mariko canta no sábado (divulgação – Guilherme Missumi)

13:50 – Mariko Nakahira
14:45 – A.C.D. Nikkei de São Miguel Paulista – Taiko
15:15 – Rizumu Taisso Acal
15:45 – Standout (K-Pop)
16:00 – Ricardo Nakase
16:30 – Débora Iha
17:00 – Sorteios

DIA 21 (DOMINGO)

09:00 – Taiko Kodomo no Sono
09:35 – Tenryu Wadaiko
10:05 – Sawalef – Dança do ventre
10:30 – Shan Shan Kasa Odori

Takeshi Nishimura também está confirmado para este ano (divulgação – Guilherme Missumi)

11:00 – Takeshi Nishimura
11:35 – Requios Gueinou Doukoukai
12:00 – Cerimonia de abertura
13:00 – Countdown (K-Pop)
13:30 – Corpus Line
14:00 – Ryukyu Koku Matsuri Daiko
14:25 – Assoc. Kenko Taisso do Brasil
14:45 – Shinsei ACAL
15:05 – Kien Daiko
16:00 – Bee Gees Alive
17:00 – Sorteios

(*) Programação sujeita a alteração sem aviso prévio

Comentários
Loading...