2019 chegou… muita saúde e paz, com muitas pescarias para todos!

Diz o dito popular, que no Brasil o ano só inicia de verdade após o carnaval, entretanto as pescarias são exceção à regra e já começaram.

(Daniel Eduardo Guss)
(Daniel Eduardo Guss)
Tilapia na miçanga (Daniel Eduardo Guss)
Tilapia na miçanga (Daniel Eduardo Guss)

2018 findou e novo ano já começou em ritmo frenético, pelo menos no que diz respeito as pescarias. Iniciamos 2019 arremessando as iscas e com os peixes atacando a todo vapor. O tempo colaborou e apesar da chuva em alguns dias, mesmo de forma intensa, estas foram em período curtos, o que no final acrescentou mais calor ao período e atiçou ainda mais os peixes.
Demos até o luxo de escolher as iscas para direcionar melhor às espécies pretendidas, ou pelo menos tentar selecionar os mais graúdos. Esnobação? Não… apenas tentativa de aliviar o braço e o estresse para os menores.
Lembrar que num lago por exemplo com tilápias, a tendência sempre é o menor chegar primeiro a isca, e assim ser ele o capturado. Quando vemos aquele mundaréu de rebojos na superfície, procuramos posicionar a isca um tiquinho mais afastado, imaginando de onde virá o bitelo e tentando colocar no seu caminho. Isto para usar a característica deste que normalmente mais desconfiado, demorará um pouco mais para chegar no meio da “muvuca”.
Com a movimentação no lago é fácil perceber, denunciado pelo grande e escandaloso rebojo, que realmente chama a atenção e justamente o que desejamos ter na ponta da linha.
Como estávamos com equipamento de fly, as iscas mais efetivas podem variar constantemente sempre seguindo o que é oferecido para sua alimentação diária. Sendo imitação de ração artificial, poderá ter pequenas nuances seja no formato, cor, tamanho e composição da matéria prima. As em cortiça e pelo de coelho são boas escolhas, porém em alguma situação mais específica – exemplo do período de acasalamento, quando apenas atacam para defender território, é preciso dar uma puxadinha na linha para provocar o ataque. Isto poderá gerar investidas propositalmente erradas ou seja, sem finalizar em peixe fisgado.
Quem se vê nesta situação, sabe da dificuldade de enxergar as iscas. Como a maioria das fisgadas é no visual, observando o momento do ataque (o que retorna em alta adrenalina para o pescador) quando se tem muito reflexo na superfície – mesmo utilizando óculos com lentes polarizadas – não se consegue ver precisamente a posição da isca. Uma solução é utilizar as confeccionadas em EVA, que normalmente apresentam na parte que fica por fora dágua cor branca ou outra chamativa e de fácil percepção. Também podemos ter este efeito em outras iscas pintando a parte superior com tons que atendam esta característica.

Agora, quando os peixes estão extremamentes ariscos e recusando abocanhar, a saída são as com pequenos pesos, dispostos de forma que ao caírem nágua, os anzóis fiquem para cima. Outra técnica é utilizar iscas em tamanhos menores, o que pede anzóis mais finos, porém resistentes o suficiente, para aguentar os bitelos e que no final, caem no caso anotado anteriormente, que é a dificuldade para enxergá-los na tona, misturados a ração flutuante no meio dos rebojos.
No local podemos melhorar isso, jogando a ração flutuante (usada para juntar os peixes numa determinada área) um pouco mais próximo de onde estamos. Em contrapartida, isto exige menor movimentação de nossa parte para não afastar justamente os mais ariscos. Motivo: peixes tem a visão ajustada e se sentirem o perigo no alto, fora dágua ou nas proximidades isto os faz recuar e ir mais para o fundo. Também percebem através dos seus sensores, o som que se propaga facilmente através dágua. Então, conversar pode. Gritar vai diminuir suas chances de capturar o maior. Correr ou pular em volta nem pensar!

Caso as condições de visibilidade continuem difíceis, é usar a miçanga, pois com a boia lambari para denunciar o ataque, tudo é resolvido de forma simples. A complicação (e mais descarga de adrenalina) é que terá várias vezes a boinha afundando, sem dar a chance de efetuar a puxada para fisgada, pois o peixe percebendo o engodo, rapidamente largará a isca.
Se acertar o timing, é certeza de briga boa. Caso tenha redondos no lago (pacu, tambacu e outros da família), piraputangas, matrinxãs ou dourados, é complicação na certa, pois estes simplesmente engolem e saem em disparada como se nada estivesse acontecendo, e depois de alguns segundos quando percebem que estão engatados, iniciam as cabeçadas indicando que a briga vai ser longa e dura, e no caso das três ultimas espécies citadas, é garantia de pulos sensacionais, mas isto é pauta para matérias futuras.
Ótimas pescarias!!!

(Daniel Eduardo Guss)
(Daniel Eduardo Guss)

 

Apoio:

Caiaque Lontras www.caiaquelontras.com.br

Guss Produções www.youtube.com/user/dguss1975

Maré Iscas www.mareiscas.com.br

Moro e Deconto www.morodeconto.com.br

Mustad www.mustad.com.br

Piscicultura Chang www.pisciculturachang.com.br


CURTAS

Guss Produções

 

 

 

 

 

Empresa especializada em gravar e editar audiovisuais dos mais variados ramos: pesca esportiva, institucionais para empresas, eventos, shows musicais etc. Produz conteúdo e em suas filmagens, trabalha com drones. Perfeito para montar o seu Portfolio Digital de Produtos. Seu vídeo editado e finalizado com qualidade, por profissionais qualificados. Divulgue a sua marca!
Mais informações www.youtube.com/user/dguss1975 Contato no email daniel@gussproducoes.com.br e www.facebook.com/gussproducoes – fone 11-3681-4848 Rua Paulo Emydio Pereira, 94 – Bela Vista – Osasco – SP.


Caiaque Barracuda da Lontras

 

 

 

Para quem está se aventurando nos esportes náuticos e aprecia o contato direto com a natureza. Especificações: caixa estanque com tampa, 2 suportes de varas, suporte de remo, porta copo, porta objetos com tampa estanque, passadores de nylon, alças de transporte, fitas de bagageiro, válvula de escoamento tipo tampão, remo duplo e encosto reclinável de encaixe rápido. Comprimento: 3,40 m; largura: 0,75 m; peso: 24 kg e capacidade: 145 kg. Informações e contato: www.caiaquelontras.com.br ou fones:(11)2033 7206 – 2484 4387 e WhatsApp:(11)99165-7993


Maria Pet – Tudo em produtos para o seu pet

 

 

 

 

 

 

Para quem procura o que há de melhor, com qualidade e bom gosto para o membro da sua família no formato 4 patas. Desde shampoos, sabonetes, talcos, até brinquedos, sofás e edredons, produtos testados para oferecer carinho, conforto e alegria que você procura para o seu pet. Veja sua necessidade e converse no Facebook da Empresa – a maior fabricante no sul do país de produtos para pet shop – para tirar suas dúvidas e encontrar o que precisa para o seu animal de estimação. Digite @mariapetnarcizo para encontrar a página no Facebook e Messenger. Localizado na BR 476 KM N.5701 – MALLON – CEP 84600-000 União da Vitória /Pr Contato no fone: (42) 3519-1045


Manutenção de varas, molinetes e carretilhas

A tralha de pesca para o pescador é questão de honra, para manter sempre em ordem é inevitável revisar e proceder a manutenção. Se precisar trocar um passador da vara, consertar seu molinete ou carretilha, fale com o Masaru nos fones (11)3209 7378 ou whatsapp(11)95338 1475, e se necessário for, para revisão geral, ele conta com máquinas e equipamentos para fabricar e substituir qualquer peça danificada. Rua Galvão Bueno, 395 – Liberdade – São Paulo/SP

 


Site Moro Deconto

Perfeito para deixar suas pescarias ainda mais proveitosas! Além de toda linha das consagradas iscas artificiais, você terá à disposição também componentes como: argolas, grubs, hélices, olhos, pitões e garatéias. Tudo dividido por estilo ou peixe. Iscas para peixes de água doce ou salgada, com garantia da marca, no site www.morodeconto.com.br Visite o site, pesquise e compre! www.morodeconto.com.br – email: contato@morodeconto.com.br ou fone (41)3244 5353


 

 

Psicultura Chang

Você que gosta de aeromodelismo, aquarismo, pesca, e precisa de acessórios ou artigos para incrementar o seu hobby, visite o site www.pisciculturachang.com.br. O local indicado para encontrar o que precisa. Iscas, acessórios e tralha para sua pescaria. Bombas, plantas, ração e tudo o mais para o seu aquário. Em breve, tudo para aeromodelismo. Para você que é lojista, condições especiais. Qualidade, confiança e preço. Informações no fone (11) 3375 7265 email: contato@pisciculturachang.com.br

Comentários
Loading...