19ª Festa e Exposição do ‘Kaki Fuyu’ acontece de 3 a 5 de maio

(Divulgação)
(Divulgação)

A Associação Cultural e Esportiva de Piedade (Acep) realiza de 3 a 5 de maio, em seu “Kaikan”, a 19ª Festa e Exposição do Caqui Fuyu de Piedade. A abertura oficial acontece na sexta-feira (3), por volta das 16 horas, com presença de autoridades. A exemplo do ano passado, também neste ano a safra do caqui foi antecipada. “Na verdade, os produtores já estão colhendo e a safra deve ir até meados de junho” explica o presidente da Acep, Tetsuo Kanno.
Paulo Abematsu, Atushi Takamune e Juniti Mishima, destacam que, nos dias da festa a fruta será comercializada a um valor abaixo do praticado no mercado. A expectativa é que sejam vendidas entre 2 mil e 2500 caixas da fruta in natura.

Tetsuo Kanno (1º) a partir da direita com Paulo Abematsu, Atushi Takamune e Juniti Mishima (Aldo Shiguti)
Tetsuo Kanno (1º) a partir da direita com Paulo Abematsu, Atushi Takamune e Juniti Mishima (Aldo Shiguti)

Os organizadores acreditam que, mesmo sem estar inserida na grade de programação do aniversário do município, entre 20 e 30 mil visitantes devem prestigiar a festa.
Piedade é considerada uma das maiores produtoras da fruta no país. O caqui foi trazida da Ásia pelos primeiros imigrantes japoneses no final do século 19. O fruto é rico em amido, pectina e açúcares com alto teor de vitaminas A e C. São divididos em “Amagaki” (doce, que não passa por processo de destanização, ou retirada do tanino) como a variedade Fuyu e o “Shibugaki” (amarrento, que necessitam de destanização) como a variedade Rama Forte.
Segundo Kanno, a Acep, em conjunto com a Prefeitura de Piedade, está estudando formas de incentivar o consumo das frura.

Expectativa é receber um público de mais de 20 mil visitantes
Expectativa é receber um público de mais de 20 mil visitantes

Shows – Além do caqui, os visitantes poderão encontrar ainda outros produtos da região como hortaliças, flores, folhagens, cogumelos cosmetíveis e cebola – Piedade já foi considerada a capital brasileira da cebola – além de exposições de equipamentos, veículos, artesanatos, parque de diversões e uma praça de aliemntação que estará vendendo desde pratos típicos da culinária japonesa, como yakissoba, até sanduíches e outras iguarias.
Uma das atrações este ano será uma exposição de carros antigos, pertencentes a colecionadores da região
Presidida atualmente por Tetsuo Kanno, a Associação Cultural e Esportiva de Piedade (Acep), foi fundada em 7 de setembro de 1947 pela comunidade japonesa organiza o evento em conjunto com os Produtores de Kaki de Piedade e a Prefeitura Municipal de Piedade. O evento tem como o objetivo de divulgar as variedades agrícolas para a prática de alimentação saudável, da continuidade da cultura japonesa e educacional para futuras gerações.

Colheita antecipou ainda mais, o que inviabilizou a realização da festa no aniversário da cidade
Colheita antecipou ainda mais, o que inviabilizou a realização da festa no aniversário da cidade

19ª FESTA – EXPOSIÇÃO KAKI FUYU DE PIEDADE
Quando: dias 3, 4 e 5. Sexta, das 16 às 23h. Sábado, das 9 às 23 horas e domingo, das 9 às 22 horas
Onde: Kaikan da acep (Rodovia SP-250, km 101 – Trecho de Piedade a Pilar do Sul)
Entrada franca
Informações pelo telefone: 15/3244-1686

Comentários
Loading...