17º Undokai do Bloco Kyushu acontece no próximo dia 26

(Divulgação)
(Divulgação)

Evento que visa manter a cultura japonesa através da prática de atividades esportivas, brincadeiras e, principalmente, promover a confraternização e divulgar a cultura típica das oito províncias que compõem a região de Kyushu (Kagoshima, Kumamoto, Nagasaki, Saga, Fukuoka, Oita, Miyazaki e Okinawa), o Undokai (Gincana Poliesportiva) estará em alta no próximo dia 26, das 9 às 16 horas, no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera (zona Sul de São Paulo), com a realização do 17º Undoukai do Kyushu Bloco.
Trata-se de um dia inteiro repleto de atividades para toda a família (de crianças a oditians). Seguindo o critério de rodízio estabelecido pelos participantes, este ano a organização está a cargo da Associação Cultural Kagoshima do Brasil. No ano passado a realização foi de Kumamoto e em 2020 será a vez da Associação Okinawa do Brasil.

Laura Sano, Mônica Uezono e Moacir Arimura (divulgação)
Laura Sano, Mônica Uezono e Moacir Arimura (divulgação)

No entanto, a coordenadora geral deste ano, Laura Sano destaca que, apesar de a cada ano um kenjinkai ficar como “tantousha”, “todos ajudam muito na organização”.
Com um público estimado em cerca de mil pessoas, o Undoukai do Kyushu Bloco é um evento beneficente que destina todos os bens arrecadados na entrada (os organizadores pedem a colaboração com a doação de produtos de higiene ou uma contribuição simbólica no valor de R$ 5,00) para entidades assistenciais escolhidas pela organização. Este ano, a entidade beneficiada será a Sociedade Beneficente Casa da Esperança “Kibô-no-Iê”.

Quizz – Segundo Laura, são cerca de 20 atividades ao todo, que incluem desde as mais tradicionais, como corrida de revezamento e cabo de guerra), até outras de cunho cultural, como os quizzes (testes). “O objetivo é trazer informações e curiosidades sobre as províncias”, diz Laura, acrescentando que o evento é aberto ao público em geral “independente da província a que pertencem”.
Haverá ainda área de alimentação e bazaristas. Este ano, como novidade, haverá ainda campanha de prevenção de glaucoma com a ONG Cataratas do Bem.

No intervalo acontecem apresentações culturais (divulgação)
No intervalo acontecem apresentações culturais (divulgação)

Destaque também para a as apresentações culturais, como apresentações da dança típica de Nagasaki (Sasa Odori), Oita, Saga (Kenko Taisso). Na abertura, todos poderão participar da ginástica de alongamento com o Rádio Taisso.
Os organizadores informam que há algumas vagas gratuitas de estacionamento na Assembléia Legislativa (entrada pela Avenida Sargento Mario Kozel Filho), distante cerca de 5 minutos caminhando até a entrada mais próxima do local do evento, que fica na Rua Marechal Estênio Albuquerque Lima, 413.
Quem preferir, pode optar pelo transporte gratuito (van particular), que sairá a partir das 8 horas da Rua Correia Dias, 150, ao lado do metrô Paraíso (saída da estação para o viaduto Santa Generosa), com retorno até às 18 horas – mesmo com o término do evento previsto para às 16 horas.
Os organizadores também recomendam levar dinheiro trocado para facilitar as compras na área de alimentação e bazar pois não existem caixas eletrônicos para retirada de dinheiro nas proximidades do evento.

Undokai tem atividades para todas as idades (divulgação)
Undokai tem atividades para todas as idades (divulgação)

17º Undoukai
Kyushu Bloco
Data: 26 de Maio 2019 – Das 09h às 16h
Local: Conjunto Desportivo Constâncio Vaz
Entrada Franca

Comentários
Loading...