17ª Taça Tiemi Yajima e Festival T-Bol terão participações da Aelu

(Arquivo)
(Arquivo)

A peruana Aelu (Asociación Estadio La Union) é uma das equipes já confirmadas para o 17º Torneio Início de Softbol Feminino Sub 13 (Aberto) V Festival T-Bol Feminino – “Taça Tiemi Yajima 2019”, competições que acontecem nos dias 16 e 17 deste mês, no CT da Yakult, em Ibiúna (SP) e que abrem oficialmente o calendário de atividades da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS). É a quinta vez que a Aelu participará da competição. A delegação peruana, que aproveitará sua estadia para conhecer alguns pontos turísticos do país, virá com cerca de 60 pessoas entre jogadoras (das duas categorias), pais e dirigentes.
Idealizado pelo Diretor Nacional de Softbol da CBBS, Nelson Yajima, o evento tem com o objetivo incentivar a prática da modalidade nas novas gerações, além de prestar uma homenagem a sua filha, Tiemi Yajima, uma das pequenas atletas que começou a jogar softbol com apenas 6 anos de idade no Shida B.S.C., sendo uma das pioneiras do esporte na época, em 1989, vindo a falecer em 1994, então com 11 anos de idade, vítima de uma doença incurável.

Equipe do Nikkey de Marília, campeã da edição passada - arquivo
Equipe do Nikkey de Marília, campeã da edição passada – arquivo

Seu legado, porém, permanece até os dias de hoje. O torneio que leva o seu nome fala por si só.“Trata-se de uma competição de participação e confraternização dirigida a garotas da categoria sub 13 – atletas nascidas no ano de 2006.
As dificuldades, porém tem sido imensas desde sua primeira edição, em 2003 – ano em que a filha do casal (Nelson e Emilia Yajima) estaria completando 20 anos de idade. Este ano, além da Aelu, devem participar outras oito equipes: Nikkey de Marília, Maringá, Nikkei de Curtiba, Central Glória/Londrina, Atibaia, Gigante, Nippon Blue Jays e Gecebs/Cooper.

Maringá estará presente em mais uma edição - arquivo
Maringá estará presente em mais uma edição – arquivo

Yajima explica que a cada ano que passa a categoria vê diminuir o número de jogadoras. “Na Capital, por exemplo, temos apenas 5 equipes na categoria T-Bol e no último Campeonato Brasileiro, realizado no final do ano passado em Marília, as cinco equipes precisaram se unir para formar dois times”, disse Yajima, lembrando que, na Taça Tiemi Yajima é permitida a inscrição de equipes mesmo que elas não estejam completas, ou seja, com nove jogadoras. “No dia do Congresso Técnico, realizado pouco antes da abertura, nos reunimos e vemos o que podemos fazer para todas possam jogar”, diz Yajima. “Essa é uma forma que encontramos para incentivar as jogadoras e os clubes”, conta, acrescentando que, paralelamente acontece o Festival T-Bol.
Como marca registrada do torneio, todas as participantes recebem uma lembrança do idealizador.
Com entrada franca, a competição tem início às 8 horas nos dois dias e término previsto para às 13 horas de domingo.

O casal Yajima, responsável pela realização da competição - arquivo
O casal Yajima, responsável pela realização da competição – arquivo

17º Torneio Início de Softbol Feminino Sub 13 (Aberto) e V Festival T-Bol feminino “Taça Tiemi Yajima” 2019
Onde: CT Yakult (Rodovia Bunjiro Nakao, km 58,5 – Ibiúna – SP)
Quando: Dias 16 e 17 de fevereiro, a partir das 8 h. Congresso Técnico: 7h30
Encerramento: a partir das 13h do domingo
Entrada franca
Informações: (11) 99985 3060 (com Nelson Yajima)

Comentários
Loading...