15º Undokai Beneficente acontece neste domingo

Marcela Toguchi e Eduardo Maruyama, da Associação Akita “Diversão para a família toda” (Aldo Shiguti)
Marcela Toguchi e Eduardo Maruyama, da Associação Akita “Diversão para a família toda” (Aldo Shiguti)

Que tal passar um dia agradável, cercado de amigos, participar de várias atividades e brincadeiras e, de quebra, saborear a deliciosa culinária japonesa? E não bastasse, ainda praticar uma boa ação?. O convite é do Grupo Tohoku Hokkaido, formado pelos kenjinkais de Akita – que este ano é a responsável pela coordenação do evento –, Aomori, Fukushima, Hokkaido, Iwate, Miyagi e Yamagata, que realizam neste domingo, 28, no Colégio Marista Arquidiocesano (próximo à estação Sanat Cruz do metrô), o 15º Undokai Beneficente.
O casal Eduardo Maruyama e Marcela Taguchi – ele, membro do Conselho Fiscal e ela, secretária da Associação Cultural e Recreativa Akita Kenjin do Brasil – contam que este ano os co-realizadores ganharam o reforço dos kenjinkais de Saitama e Ibaraki. De acordo com Eduardo, o Undokai costuma atrair cerca de 1500 participantes e mobiliza, em média, 150 voluntários.
O evento é aberto para quem quiser participar, independente do kenjinkai. “Participam desde crianças de três anos até oditian”, explica Marcela, acrescentando que há brincadeiras para todas as idades e que prometem não deixar ninguém parado.

Provas – Na abertura, o pessoal do Rádio Taisso se encarrega de exercitar os participantes com a tradicional ginástica rítmica japonesa. Em seguida tem início as provas – muitas das quais fizeram parte da infância de muita gente – como pegar milho, corrida de 3 pernas, passar a bola com as mãos, procurar noivo(a)/sogro(a), cabo de guerra, encestar e estourar o globo, além das tradicionais corridas.
Para Eduardo, o intuito é justamente esse: “resgatar as antigas brincadeiras que unem a família toda. “O Undokai é uma confraterização”, conta ele, lembrando que, este ano, a entidade a ser beneficiada será a Assistência Social Dom José Gaspar “Ikoi-no-Sono”. Por isso, os organizadores solicitam uma contribuição no valor simbólico de R$ 5,00 ou a doação de produtos de higiene pessoal – fraldas geriátricas, principalmente – ou de limpeza.
Durante todo dia, haverá barracas de alimentação no local a cargo das quatro entidades assistenciais – Ikoi-no-Sono, Sociedade Beneficente Casa da Esperança – Kibô-no-Iê, Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono e Yassuragui Home – além dos kenjinkais participantes. Será um prato cheio para quem gosta dos famosos sonhos da Kibô, espetinhos, yakissoba, pastéis e outras delícias.
“Teremos também muitos bazaristas e distribuição de muitos prêmios”, conta Marcela, destacando que este ano o Undokai foi antecipado – costuma ser realizado geralmente na primeira semana de maio. A entrada será pela Rua Afonso Celso, 840. Há estacionamento no local.

15º Undokai Beneficente do Grupo Tohoku Hokkaido
Quando: Dia 28 de abril (domingo), das 9 às 16 horas
Onde: Colégio Marista Arquidiocesano (entrada pela Rua Afonso Celso, 840 – próximo à estação Santya Cruz do metrô)
Entrada: R$ 5,00 ou produtos de limpeza/higiene pessoal. Crianças até 5 anos isentas

Comentários
Loading...