13º Bunka Matsuri terá danças, workshops, gastronomia e visita gratuita ao MHIJB

(Arquivo/Aldo Shiguti)
(Arquivo/Aldo Shiguti)

A 13ª edição do Bunka Matsuri – A Festa da Cultura Japonesa – acontece somente nos dias 25 e 26 deste mês, nas dependências do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – no bairro da Liberdade, em São Paulo, mas Carla Okubo, presidente da Comissão Organizadora, não tem dúvidas: “O evento já é um sucesso”. A certeza é ainda maior com a presença de Renato Ishikawa, que acabou de assumir a presidência da entidade e fez questão de acompanhar Carla na divulgação.
Apesar de ainda não estar totalmente familiarizado com a situação do Bunkyo, Renato Ishikawa explica que um dos objetivos do Bunka Matsuri é “abrir as portas da entidade para que mais pessoas possam conhecer as atividades que desenvolvemos”. “Muitas pessoas só ouviram falar e outras sequer sabem o que é o Bunkyo”, conta Ishikawa, lembrando que uma de suas metas é valorizar e incentivar a participação dos jovens nas várias comissões.

Renato Ishikawa, Carla Okubo e Eduardo Goo Nakashima (Arquivo/Aldo Shiguti)
Renato Ishikawa, Carla Okubo e Eduardo Goo Nakashima (Arquivo/Aldo Shiguti)

E Carla Okubo, responsável pela organização do jantar de 2018 que antecedeu a realização da edição passada, conta que o Bunka Matsuri 2019 está repleto de novidades. Uma delas é a parceria com os escoteiros do Grupo Caramuru, que estarão atuando como guias voluntários dos visitantes que quiserem conhecer o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, que ocupa o 7º, 8º e 9º andares do Bunkyo. Renato Ishikawa, aliás, lembra, inclusive, que o 7º foi recém-inaugurado e ganhou uma nova sala. “As pessoas devem visitá-lo pois assim ficarão conhecendo um pouco mais da história da imigração japonesa no Brasil”, explica.

Interatividade – Essa, no entanto, não é a única novidade do evento, cujo propósito é oferecer ao público o contato com diversas atividades interativas. A exemplo da edição passada, também este ano foi designado um tema para o evento: O Legado – Brasil, Japão e Eu.
Carla Okubo observa que várias atividades estarão dentro dessa temática, como a apresentação de kendô, que terá a participação de pai e filho. Outro destaque, mas que estará participando apenas no Jantar das Gerações, que acontece no dia 22 de maio, no Buffet Colonial, é a pequena Mayu Miyazaki, de apenas 16 anos de idade. Estudante do Colégio Oshiman, de São Paulo, Mayu ganhou notoriedade ao discursar, em japonês, Cerimônia de Celebração pelos 30 anos de Entronização do Imperador Akihito realizada no palco do grande salão do Kokuritsu Gekijô (Teatro Nacional), de Tóquio.

Japanese Dance Company Yuubi também estará se apresentando no evento deste ano (Arquivo/Aldo Shiguti)
Japanese Dance Company Yuubi também estará se apresentando no evento deste ano (Arquivo/Aldo Shiguti)

Gastronomia – “Esperamos que o evento possa ajudar os visitantes a refletirem sobre sua responsabilidade e como cada um está contribuindo para a sociedade”, diz Carla, que chama a atenção para as atividades culturais do Espaço Multiuso com ikebana, shodô, cerimônjia do chá e artes plásticas e a praça de alimentação, com a presença de restaurantes comandados por chefs renomados, entre eles o Aizomê, da chef e Embaixadora da Boa Vontade da Difusão da Culinária Japonesa, Telma Shiraishi; o Izakaya Matsu, o Jojo Ramen, o Tan Tan Noodle Bar e o Patisseur Cesar Yukio.
Durante dois dias, o público poderá conferir ainda vários aspectos da cultura japonesa. No salão nobre, destaques para apresentações voltadas para o público que deseja se aprofundar na cultura japonesa. Será demonstrado, por exemplo, como se veste uma noiva de quimono, como se maquia um artista da dança típica Kabuki, além de palestras sobre datas importantes do calendário japonês e sobre o poder da gratidão.
A expectativa de Carla Okubo é receber um púbico de aproximadamente 15 mil visitantes nos dois dias de evento.

Público poderá participar de diversas oficinas e workshops culturais (Arquivo/Aldo Shiguti)
Público poderá participar de diversas oficinas e workshops culturais (Arquivo/Aldo Shiguti)

13º Bunka Matsuri – A Festa da Cultura Japonesa
Sede do Bunkyo (bairro Liberdade) – Gastronomia, shows de música e dança, palestras, oficinas, workshops e exposições
Dias 25 e 26 de maio – Sábado, das 10h às 19h; Domingo, das 10h às 17h
Local: Rua São Joaquim, 381 – São Paulo – SP (próximo ao Metrô São Joaquim)
Fone: (11) 3208-1755
Site: www.bunkyo.org.br
Entrada Franca

Comentários
Loading...