12º Festival Japão de Bragança espera público de 6 mil pessoas

(Divulgação)
(Divulgação)

A cidade de Bragança Paulista (distante cerca de 90 km da capital paulista) recebe nos dias 1 e 2 de junho, a 12ª edição do seu Festival Japão. Realizado pela Associação Central Nipo-Brasileira de Bragança Paulista – presidido por Rogério Satoru Uenishi, idealizador da festa – o evento deve receber um público estimado entre 5 e 6 mil visitantes.
De acordo com o coordenador geral Georgio Rodrigues, o festival “nasceu da necessidade real de sustentar e manter todas as atividades da associação, além de promover o fortalecimento de todos os departamentos”. Não à toa, é considerada e a principal realização da associação ao longo do ano. “Outra atividade nossa que movimenta bastante público é o Anime Nipo, que acontece no mês de agosto e é realizado pelo nosso Seinen”, conta, Rodrigues, que também é o diretor de Eventos do Nipo de Bragança e presidente do grupo de taiko Aozora Daiko, uma das atrações da festa.

Kaori Yokota pela primeira vez (Facebook/Nikkey Vinhedo)
Kaori Yokota pela primeira vez (Facebook/Nikkey Vinhedo)

Este ano, quem estará pisando no palco do Festival Japão de Bragança pela primeira vez é a jovem revelação Kaori Yokota. Destaque também para os grupos de taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko e Wadan Taiko Ensemble, de Atibaia, além do próprio Aozora, e os shows com Melissa Kunitake, Rafael Yassunaga, Sergio Tanigawa e Kenji Kunitake.
Haverá ainda show de mágica com Ossamá Sato, do The Oriental Magic Show, Concurso de Cosplay e Matsuri Dance e apresentações de artes marciais e danças típicas e regionais.

O mágico Ossamá Sato, do The Oriental Magic Show (divulgação)
O mágico Ossamá Sato, do The Oriental Magic Show (divulgação)

Arroz – Georgio Rodrigues explica que todos os anos os organizadores procuram trabalhar um tema que possa informar mais sobre a cultura e costumes nipônicos. Este ano, o tema escolhido foi o arroz. “A ideia é falar um pouco o quanto o arroz é importante dentro da cultura e culinária japonesa. Além de passar muitas informações, vamos estar reproduzindo uma plantação tipicamente japonesa de arroz com uma decoração onde teremos até um ‘Tambo’ (horta onde se cultiva arroz)”, revela Rodrigues, acrescentando que a praça de alimentação conta com a participação de todos os Departamentos do Nipo de Bragança, formado pelo grupo Taiko Aozora Daiko, Departamento Fujinkai e departamento Seineikai, Departamento de esportes ( tênis de mesa, Vôlei, Gatetboll ) e pelo Departamento Gakko da escola japonesa.
“Teremos o yakissoba, karê, okonomiyaki, tempurá, sushi e sashimi, além de pastel e o famoso gyudon com carne de Wagyu. Cada departamento fica encarregado por um estande”, diz o coordenador, afirmando que “a união dos departamentos é o nosso maior patrimônio”. “Em nosso festival nos orgulhamos pelo fato de toda parte da culinária ser produzida por nossos departamentos”, destaca, explicando que o público também poderá comprar diversos produtos importados no setor de bazar.
“Costumamos receber pessoas de cidades vizinhas, como Atibaia, Itatiba, Nazaré Paulista e Bom Jesus dosm Perdões”, diz Rodrigues.

12º Festival do Japão de Bragança Paulista
Quando: Dias 01 e 02 de junho, das 10 às 18 horas
Onde: Sede da Associação Central Nipo-Brasileira de Bragança Paulista (Av. Nipo-Brasileira, 340 – Jardim América). Entrada franca

PROGRAMAÇÃO DE PALCO
DIA 1º (SÁBADO)

10H30: Radio Taisso
11H: Taiko – Aozora Daiko
11H15: Karaokê – Nipo Bragança
11H30: Instituto Niten
12H45: Show com Melissa Kunitake
13H: Abertura Oficial
13H20: Motitsuki – Preparo e Degustação de moti
13H30: Taiko – Aozora Daiko
14H: Show: Sergio Tanigawa
14H30: Show de Mágica com Ossamá Sato
15H: Show com Kaori Yokota
15H15: Dança – Escola Japonesa
15H45: Show com Kenji Kunitake
16H: Taiko –Wadan Taiko Ensemble
17H: Workshop de Dança – Eliane Mizumoto e Banda

DIA 2 (DOMINGO)

10H30: Radio Taisso
11H: Taiko – Aozora Daiko
11H15: Karaokê – Nipo Bragrança
11H30: Judô – Projeto de Judô Criando Campeões
12H30: Show com Kaori Yokota
12H45: Dança de Salão – Estúdio de Danças Cia dos Passos
13H: Show com Rafael Yassuanaga
13H30: Dança Cigana – Mary Pereira
13H40: Taiko – Aozora Daiko
14H10: Taiko – Ryukyu Koku Matsuri Daiko
15H10: Dança Escola Japonesa
15H40: Sorteio da Rifa
16H30: Concurso de Cosplay + Matsuri Dance

*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio

Comentários
Loading...