‘100% japonês’, Nikkei Fest 2019 espera mais de 40 mil visitantes

(Arquivo/Aldo Shiguti)
(Arquivo/Aldo Shiguti)

Considerado o maior festival de cultura e gastronomia japonesa do Oeste Paulista, o Nikkei Fest – Festival de Cultura e Gastronomia Japonesa, que este ano atinge sua 11ª edição neste fim de semana (dias 3, 4 e 5), na sede de campo da Acae (Associação Cultural, Agrícola e Esportiva) de Presidente Prudente, espera receber um público estimado em mais de 40 mil visitantes. Realizado anualmente desde 2008 – por ocasião das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil – a décima primeira edição celebra os 90 anos da Acae, entidade responsável também pela organização.
São 3 (três) dias de entretenimento, com dezenas de apresentações culturais, concurso Garota e Garotinha Nikkei Fest, praça de alimentação da gastronomia japonesa, expositores e workshops.

Grupo Dantai Fênix, de Presidente Prudente, se apresentará na sexta e no sábado (Facebook)
Grupo Dantai Fênix, de Presidente Prudente, se apresentará na sexta e no sábado (Facebook)

Segundo o coordenador cultural, cantor e também apresentador Nobuhiro Hirata, trata-se de um evento “100% japonês”. “Não temos outros estilos de música, que eventualmente podem fazer parte da nossa programação, mas o nosso foco é a cultura japonesa. Tanto a parte das atrações como os demais setores que compõem a festa”, afirma Nobuhiro, lembrando que o Nikkei Fest teve sua origem no Sushi Fest.
Este ano, a atração principal é a cantora Karen Ito, que retorna aos palcos de Presidente Prudente. A cantora se apresenta no sábado (4), por volta das 19h45. Destaque também para o Grupo Sansey, de Londrina, os grupos de taiko Requios Gueinou Doukoukai da Filial de Marília e o Dantai Fênix (Acae), o show dançante com Edgar Ishida, o Grupo Min, de músicas folclóricas, e o show de mágica com o Oriental Magic Show, e, pela primeira vez, a presença de Saito Satoru Ryubu Dojo, com o professor, coreógrafo e dançarino, Satoru Saito.

Grupo Sansey é uma das atrações confirmadas (Facebook)
Grupo Sansey é uma das atrações confirmadas (Facebook)

O sensei Satoru Saito é atualmente um dos nomes mais respeitados da nova geração de representantes da escola okinawana. Foi o produtor artístico do espetáculo “Yui – Uma herança que une gerações” apresentado em 2018 na Arena 110 montada no São Paulo Expo, dentro do 21º Festival do Japão organizado pelo Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil) como parte da programação da Cerimônia Oficial dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil e também foi o produtor do espetáculo “Noite das Artes de Ryukyu”, apresentado em 2016 na Sala São Paulo por ocasião das comemorações dos 90 anos da Associação Okinawa Kenjin do Brasil.

Satoru Saito se apresentará pela primeira vez no palco do Nikkei Fest (Facebook)
Satoru Saito se apresentará pela primeira vez no palco do Nikkei Fest (Facebook)

“Para o ano que vem pretendemos trazer o Joe Hirata e o Edson Saito. É sempre assim: nem começou o evento deste ano e já estamos pensando no próximo”, brinca Nobuhiro, explicando que os concursos Garota e Garotinha Nikkei Fest também costumam fazer muito sucesso, atraindo até torcida organizadas das candidatas.
A vencedora receberá, o título de Garota Nikkei Fest e Miss Nikkei Presidente Prudente e Região e representará Presidente Prudente no palco principal do 22º Festival do Japão, que este ano será realizado nos dias 5, 6 e 7 de julho, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo, com púbico estimado em mais de 150 mil pessoas.

Concurso Garota Nikkei Fest elegerá a mais bela descendente (Facebook)
Concurso Garota Nikkei Fest elegerá a mais bela descendente (Facebook)

Garota Nikkei Fest – Já o Concurso Garotinha Nikkei Fest, voltada para crianças com até 12 anos de idade, conta com uma peculiaridade. Como forma de incentivar todas as participantes, é eleita apenas a vencedora. “As demais recebem o título de 1ª Princesa”, diz Nobuhiro, acrescentando que o público também terá à disposição a famosa e tradicional culinária japonesa, que em 2013 foi considerada pela Unesco como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade.
“Os visitantes poderão saborear pratos como yakissoba, sushi, sashimi, temaki, tempurá, udon, karaguê, harumaki e gyoza, além de iguarias como pasteis e espetinhos”, conta Nobuhiro, destacando que a organização da praça da alimentação, com cerca de dez estandes, também é da Acae, que conta com o apoio de entidades como a Seicho-no-Ie. “Procuramos envolver toda a comunidade”, diz o coordenador, que chama a atenção também para os cerca de 30 bazaristas, que estarão expondo produtos importados japoneses, e workshops de bingatá, origami, pipas (com o engenheiro Ken Yamazato).

Nikkei Fest 2019
Quando: Dias 3, 4 e 5.
Sexta-feira, das 18 à meia-noite; sábado, das 11 à meia-noite, e domingo, das 11 às 16 horas.
Onde: Sede de campo da Acae (Av. José Campos do Amaral – Res. Anita Tiezzi – Presidente Prudente)
Ingressos: R$ 2,00.
Estacionamento: R$ 10,00.
No sábado, das 11 às 14 horas, entrada e estacionamento são gratuitos
Informações:
www.nikkeifest.com.br

PROGRAMAÇÃO DO NIKKEI FEST 2019

DIA 03/05 (Sexta Feira)

19H: Festival Regional: Músicas, Danças e Artes Marciais
19H45: Show Musical com Sachiko Ono (São Paulo)
20H30: Abertura Oficial
21H: The Oriental Magic Show (São Paulo)
21H45: Grupo Taikô Dantai Fênix Acae
22H30: Festival Jpop e Kpop
23H: Balada

DIA 04/05 (Sábado)

16H: Festival Regional: Músicas, Danças e Artes Marciais
16H45: Grupo MIN Músicas Folclóricas Japonesas (São Paulo)
17H15: Nihon Buyô Hanabusa Kai (Londrina)
18H: Show Musical Renata Tam e Convidados (Londrina)
18H45: Tottori Kassa Odori (São Paulo)
19H15: Grupo Taikô Dantai Fênix ACAE
19H45: Show Musical Karen Ito (São Paulo)
20H30: Saito Satoru Ryubu Dojo (São Paulo)
21H: Concurso Garota e Garotinha Nikkei Fest
O Mago dos Balões com Luciano Takeda (Taquaritinga)
Grupo Sansey (Londrina)
Réquios Eisá Taikô (Marília)
Resultado Concurso Garota e Garotinha Nikkei Fest
23H30: Show Dançante Edgar Ishida (São Paulo)

DIA 05/05 (Domingo)

12H: Festival de Coral Regional
Valsa das Pipas com Ken Yamazato (São Paulo)
12H45: O Mago dos Balões com Luciano Takeda (Taquaritinga)
13H30: Festival Regional: Música e Dança
14H15: Show Musical Dirce Miyahara e Convidados (Campo Grande)
15H: Desfile Cosplay
15H30: Bon Odori e Matsuri Dance

Comentários
Loading...