Taro Kono e Aloysio Nunes falam sobre os 110 anos da imigração japonesa

Aloysio Nunes e Taro Kono falam sobre os 110 anos da imigração japonesa (Ministério das Relações Exteriores)
Aloysio Nunes e Taro Kono falam sobre os 110 anos da imigração japonesa (Ministério das Relações Exteriores)

Em seu primeiro dia de sua viagem oficial ao Japão – o sexto país em sua visita à Ásia –, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes Ferreira, se reuniu nesta quinta-feira, 17, com o ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Taro Kono, que estará ao Brasil neste fim de semana (19 e 20).

No segundo Diálogo de Chanceleres Brasil-Japão – a primeira edição da iniciativa ocorreu em julho de 2015 – Aloysio e Kono falaram sobre temas como agenda bilateral, regional e global e defenderam o aprofundamento das convergências entre o Brasil e o Japão. O chanceler brasileiro agradeceu o apoio do Japão ao pleito do Brasil para aceder à OCDE e tratou também do acesso de produtos brasileiros ao mercado japonês, como carne, melão e abacate. Indicou, também, que o Mercosul está atravessando transição qualitativa, com novos acordos, tornando-se mais dinâmico. Taro Kono, de sua parte, fez avaliação positiva das reformas econômicas no Brasil e recordou que a operação de mais de 700 empresas japonesas no Brasil ajuda na evolução da economia brasileira com transferência de tecnologia e criação de #empregos. Mencionou interesse também em aprofundar cooperação no âmbito do G4 e agradeceu o Brasil pela formação de consensos na área de direitos humanos na ONU.

Aloysio Nunes Ferreira e Taro Kono saudaram o papel central das comunidades japonesa e brasileira na construção do relacionamento entre os dois países. Destacaram, também, a expectativa de parte a parte em torno das visitas da princesa Mako e do vice-primeiro-ministro Taro Aso ao Brasil, em julho, quando deverá participar da cerimôni oficial no Paraná – conforme antecipou o Jornal Nippak –, no contexto das celebrações dos 110 anos do início da imigração japonesa.

Aloysio Nunes no Keidaren
Aloysio Nunes no Keidaren

Keidanren – Na visita à Federação das Indústrias do Japão, a Keidanren, a principal entidade econômica do país, Aloysio Nunes Ferreira fez minuciosa apresentação da conjuntura econômica brasileira, com ênfase nas reformas implementadas ao longo do último ano e que levaram à melhoria do ambiente de negócios no país. Adicionalmente, conclamou o empresariado japonês a apoiar as negociações em torno de um acordo de parceria econômica Mercosul-Japão. O vice-presidente da Keidaren, Masami Iijima, destacou o relacionamento estreito da entidade com a CNI – Confederação Nacional da Indústria, bem como a expectativa da reunião, de 22 a 24 de julho de 2018, em Tóquio, do Comitê Conjunto de Cooperação Econômica. (Com informações do MRE)

Comentários
Loading...