SILVIO SANO > NIPÔNICA: Era da Comunicação. A comunidade ganhou com isso!

Falar que vivemos a era da Comunicação parece redundante… e é!, ainda mais se lhe juntarmos o alto nível de tecnologia atual, junção que originou o verbete globalização na década de 80, em uso crescente desde então, principalmente devido ao comércio e transações financeiras, mas também à migração e disseminação de conhecimento. Ou seja, hoje, a um espirro dado aqui, de imediato, recebemos um “Saúde!” vindo do outro lado do mundo!
E por que a comunidade ganhou com isso?
Na verdade, todos ganharam! Mas para esta comunidade introspectiva… foi um presentaço!
Senão, vejamos. Mesmo sem a internet estar no auge as comemorações ao centenário da imigração japonesa no Brasil, em 2008, foram badaladíssimas. Até o príncipe Naruhito veio ao Brasil e, por exemplo, cerca de 500 mil estudantes de mais de 400 escolas do estado de São Paulo participaram com projetos relativos.
No entanto, às deste ano, de 110 anos da imigração, de importância menor, a visibilidade parece bem maior e a impressão é a de que será muito mais badalada. Dessa vez, a princesa Mako até virá, mas as escolas não aderiram. Mesmo assim, graças às redes sociais, como uma bola de neve, com eventos relativos por todos os lado… e de alta qualidade, parece-me que vão bombar!
É porque afirmo que esta comunidade… introspectiva, saiu ganhando. Assim como o karaokê que possibilitou ao tímido nikkei ousar, cantando, as redes sociais abriram grandes perspectivas aos que já tinham qualidades possibilitando-lhes serem mais conhecidos, além de suas fronteiras, Com isso aquelas associações, dos mais distantes rincões, que antes realizavam seus eventos restritos aos artistas locais, hoje, as enriquecem com gente de fora. É a comunidade com maior visibilidade.
Inclusive eu, que costumo compartilhar todos os eventos que me aparecem, neste ano, já estou exausto de tanto fazê-lo… rs.
Exemplo de visibilidade foi a Virada Cultural Oriental, dessa semana, na cidade de São Paulo. Sem ter podido participar, parece que estive presente nos dois dias que ocorreu.

Comentários
Loading...