SILVIO SANO > NIPÔNICA: Chamada geral… aos Jovens!

Na semana passada, coincidentemente com minha Nipônica (O retorno de Jedi… digo, dos jovens), vi lançada, no Facebook, uma enquete por iniciativa do cantor pop e mágico, Tonni Yokuda, com o título “Karaokê Taikai – O que poderia ser feito para melhorar?”

Basicamente, como o próprio título indica, é abrangente, mas… como sempre, com participação majoritária dos jovens nos comentários (99%!… o 1% fui eu… rs). E neles, por culpa do passado, ficou evidente certa desconfiança de se tratar de mais uma enquete a ser ignorada.

De qualquer forma, se essa preocupação voltou (já fiz semelhante em 2014) é porque os verdadeiros simpatizantes do karaokê ainda o querem de volta como antes… atraente também aos jovens porque, hoje, só se mantém porque cantar continua sendo ótima válvula de escape ao stress do dia-a-dia e aos de mais idades ainda bom programa dominical.

Mas aos jovens, “ambiciosos” por Natureza em relação ao futuro, isso não basta. Por isso, em muitas associações de províncias (kenjinkais), dominadas por antigos “coronéis”, eles também sumiram.

Por justiça, não ocorre em todas, conforme citei o bem sucedido caso do Okinawa Kaikan, via Seisonenkai e já estendido ao seinenkai. Assim como temos conhecimento da presença deles em outras por suas posturas da iniciativa, persistência e criatividade e tendo o Taikô, Yosakoi Soran, etc. como agregadores.

No Mie Kaikan o inverso começou a ocorrer, com “Chamada geral… ao jovens!”, partindo dos “antigos”, missão delegada a Wilson Tadashi Koto, que contou com apoio imediato do casal Noriyuki/ Cristiane Sato, os três não oriundos da província e… deste escriba, oriundo.

Algumas ideias ou sugestões surgiram no ato dessa implantação. Cristiane foi direta: Venham… e nos digam o que QUEREM realizar! De minha parte, devido às dificuldades iniciais sugeri que todas implantem respectivos seinenbus independentemente do número de jovens… mas conectados com os demais para realizações conjuntas!

Que tal?! Vamos nessa?! E prestigiem também aquela enquete.

Comentários
Loading...