Protetor Solar: Como utilizar corretamente

Por Mauro Yoshiaki Novalo

Outono é uma mistura de estações apresentando o sol com certa intensidade durante o dia e o friozinho na hora de dormir e acordar. Quem pratica atividades ao ar livre, na natureza, normalmente se preocupa em se proteger do sol no alto verão, mas não pode descuidar neste período também, pois os raios solares incidem da mesma maneira e o frescor pela baixa temperatura, propicia sensação de não ser necessário aplicar bloqueadores ou filtro solar.
O protetor solar é fundamental para proteger a pele. Nos dias ensolarados é essencial proteger a pele dos efeitos nocivos do sol como as queimaduras na pele, envelhecimento precoce e até mesmo o perigo de desenvolver algum tipo de câncer de pele. O uso de um bom protetor solar no rosto e no corpo pode evitar a maioria desses danos, pois esses produtos são capazes de absorver ou refletir a radiação solar.
Testes realizados por órgãos (exemplo da www.proteste.org.br) que representam e defendem o consumidor, utilizando os produtos mais conhecidos do mercado na versão spray (pela praticidade do produto) demonstraram que fator de proteção solar (FPS) foi na verdade, bem inferior ao informado para o rótulo de 30, o que pode representar um risco para os consumidores.
Para este rotulo de FPS=30, a maioria dos produtos apresentou FPS em torno de 15 ou 20. O maior fator encontrado foi 22,8, do Cenoura & Bronze, e o pior, 13,1, do Banana Boat. O FPS indica a capacidade dos produtos de filtrar os raios solares do tipo UVB, considerados os mais nocivos. Outros produtos apresentaram baixa proteção UVA.
Estes resultados são preocupantes pois sinalizam que as pessoas estão levando para casa produtos que não protegem como deveriam. Podendo colocar em risco, sobretudo, as de peles claras, já que elas precisam de, no mínimo, FPS 30. Por esse motivo, além de duvidoso é uma grande preocupação compra-los pensando nesta proteção.

Raios UVA e UVB

Raios UVA: bronzeia superficialmente, mas é fator contribuinte para o envelhecimento precoce. Raramente causa vermelhidão, mas pode colaborar para o surgimento de melanoma maligno e da catarata.
Raios UVB: são os mais prejudiciais, podendo causar queimaduras (com bolhas) e até câncer de pele.
Alguns estudos sugerem que os raios UVA e UVB afetariam nosso sistema imunológico. Por isso, esses malefícios tornam quase obrigatório o uso do protetor solar por pessoas de todas as idades e tons de pele, em qualquer época do ano.
Os protetores solares com alto fator de proteção (bloqueadores) são indicados principalmente para as pessoas com pele extremamente sensível, que se queima facilmente e quase nunca se bronzeia. Mas mesmo quem não sofre tanto com o sol também deve usar bloqueadores, para evitar problemas futuros.

FPS – fator de proteção

O valor de FPS indica o tempo de exposição à radiação ultravioleta necessário para produzir vermelhidão na pele protegida pelo filtro solar. Portanto, ao usar o FPS 30, você vai demorar 30 vezes mais para se queimar comparado a quem não utiliza o produto.
No mercado brasileiro, o FPS dos protetores solares varia de 8 a 50. Os com fatores mais altos podem ser denominados como bloqueadores, mas acima do FPS 30 (que protege a pele de até 97% dos raios UVB) o aumento da proteção é muito pequeno.
Qualquer que seja o seu tipo de pele, é recomendável utilizar um produto com FPS de, no mínimo, 15. Agora se sua pele for muito clara, e você sair à luz do sol, melhor usar os chamados bloqueadores solares – com FPS acima de 20 – para teoricamente bloquear a radiação ultravioleta. Como o protetor solar pode não impedir totalmente a passagem dos raios UV e dos raios infravermelhos, que também provocam queimaduras, fique de olho.
Pessoas com pele escura ou negra também devem se proteger, pois a melanina destes corresponde a um FPS 4, o que não evita queimaduras ou risco de câncer.
Mesmo que não vá para praia as recomendações são as mesmas e se por acaso for para regiões altas, não se descuide, a cada 300 metros de altitude, aproximadamente, aumenta em 4% a intensidade da vermelhidão produzida na pele pela luz ultravioleta.
Aplicar diariamente o filtro solar nas áreas mais expostas, principalmente no rosto, nuca, orelhas, mãos e braços – esteja em área urbana, rural ou praia. Ideal aplicar o filtro solar entre 30 minutos e uma hora antes da exposição ao sol.

Escolha filtros solares que protejam tanto contra os raios ultravioleta do tipo “A” quanto do “B” (UVA e UVB). No rosto use sempre um produto com FPS alto (acima de 15), e não esqueça dos batons com filtro solar para os lábios.
Usar o protetor ou bloqueador solar mesmo sob guarda-sol ou barracas, pois barracas de algodão ou lona absorvem cerca de 50% da radiação UV e as barracas de nylon apenas 5% sendo que a areia e demais superfícies também refletem a radiação solar.
Da mesma forma, no tempo nublado (mormaço), é importante aplicar proteto e reaplicar o produto de duas em duas horas, e depois de cada banho (independentemente de a embalagem dizer que o produto é à prova de água).
Evite usar perfumes junto com os filtros, pois esta combinação pode provocar queimaduras ou manchas na pele.

Complementar a proteção utilizando óculos, luvas e roupas fabricadas com tecido (que tem na matéria prima proteção solar) camisas, calças, bonés, manguitos, chapéus e bandanas já são encontrados com este plus para você se proteger nas suas caminhadas, corridas e pescarias.

Proteja-se!!!

 


Apoio:

Caiaque Lontras www.caiaquelontras.com.br

Guss Produções www.youtube.com/user/dguss1975

Maré Iscas www.mareiscas.com.br

Moro e Deconto www.morodeconto.com.br

Mustad www.mustad.com.br

Piscicultura Chang www.pisciculturachang.com.br


CURTAS

Manutenção de varas, molinetes e carretilhas

A tralha de pesca para o pescador é questão de honra, para manter sempre em ordem é inevitável revisar e proceder a manutenção. Se precisar trocar um passador da vara, consertar seu molinete ou carretilha, fale com o Masaru nos fones (11)3209 7378 ou whatsapp(11)95338 1475, e se necessário for, para revisão geral, ele conta com máquinas e equipamentos para fabricar e substituir qualquer peça danificada. Rua Galvão Bueno, 395 – Liberdade – São Paulo/SP

 

 

 

 

 

 

 


Camarão articulado – Maré Iscas

 

 

O camarão mega ovado articulado da Maré tem as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e imitando muitas ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 29 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure os produtos nas melhores lojas de pesca. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare


PSICULTURA CHANG

Tudo em produtos para quem aquarismo e pesca. O local indicado para você encontrar o que precisa. Veja no site como comprar e, para você que é lojista condições especiais. Iscas, linhas, acessórios e equipamentos para sua pescaria. Bombas, plantas, ração e tudo o mais para o seu aquário. Em breve, tudo para aeromodelismo. Qualidade, confiança e preço. Visite, para mais informações www.pisciculturachang.com.br ou consulte fone (11) 3375 7265 email: contato@pisciculturachang.com.br


Site Moro Deconto

Perfeito para deixar suas pescarias ainda mais proveitosas! Além de toda linha das consagradas iscas artificiais, você terá à disposição também componentes como: argolas, grubs, hélices, olhos, pitões e garatéias. Tudo dividido por estilo ou peixe. Iscas para peixes de água doce ou salgada, com garantia da marca, no site www.morodeconto.com.br Visite o site, pesquise e compre! www.morodeconto.com.br – email: contato@morodeconto.com.br ou fone (41)3244 5353


Caiaque Barracuda da Lontras

Para quem está se aventurando nos esportes náuticos e aprecia o contato direto com a natureza. Especificações: caixa estanque com tampa, 2 suportes de varas, suporte de remo, porta copo, porta objetos com tampa estanque, passadores de nylon, alças de transporte, fitas de bagageiro, válvula de escoamento tipo tampão, remo duplo e encosto reclinável de encaixe rápido. Comprimento: 3,40 m; largura: 0,75 m; peso: 24 kg e capacidade: 145 kg. Informações e contato: www.caiaquelontras.com.br ou fones:(11)2033 7206 – 2484 4387 e WhatsApp:(11)99165-7993


Guss Produções

Empresa especializada em gravar e editar audiovisuais dos mais variados ramos: pesca esportiva, institucionais para empresas, eventos, shows musicais etc. Produz conteúdo e em suas filmagens, trabalha com drones. Perfeito para montar o seu Portfolio Digital de Produtos. Seu vídeo editado e finalizado com qualidade, por profissionais qualificados. Divulgue a sua marca!
Mais informações www.youtube.com/user/dguss1975/videos?view=0&sort=dd&shelf_id=1 Contato no email daniel@gussproducoes.com.br e www.facebook.com/gussproducoes – fone 11-3681-4848 Rua Paulo Emydio Pereira, 94 – Bela Vista – Osasco – SP.


 

 

Comentários
Loading...