‘O Cérebro Japonês’, de Raul Marino Jr, terá relançamento no próximo dia 12 na Academia Paulista de Letras

Foto Aldo Shiguti

A Academia Paulista de Letras (APL), em conjunto com a Academia Nipo-Brasileira de Escritores (Anbe), convidam para o relançamento do livro “O Cérebro Japonês – A importância da língua japonesa”, do neurocirurgião Raul Marino Jr. A sessão de autógrafos acontece no próximo dia 12 (quinta-feira), a partir das 18 horas, no Auditório Altino Arantes da APL, no Largo do Arouche (região central de São Paulo). A sessão de autógrafos será acompanhada de sessão de Shodô – Kanji a pincel, com a professora Kazuyo Morishita. No dia, o livro estará sendo vendido a R$ 70,00.
Segundo Hidemitsu Miyamura, da Anbe, a ideia de relançar a obra surgiu no ano passado, durante uma visita de cortesia à APL. “O Dr. Raul Marino estava presente e, na ocasião, recitou um poema em japonês – Shizukasaya iwa ni shimiiru semi no koe, de Matsuo Bashô – e depois nos presenteou com um exemplar da primeira edição, lançada em 1989 pela Massao Ohno e Aliança Cultural Brasil-Japão, e que teve seus 3 mil exemplares esgotados em poucos dias”, explicou Miyamura, acrescentando que o autor sugeriu, então que a Anbe reeditasse o livro.
“Achamos importante pois o livro mostra a importância da língua japonesa como estímulo para desenvolver o lado direito do cérebro”, conta Miyamura, destacando que esta nova edição, publicada no ano da celebração dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, expressa também a admiração do autor pela cultura japonesa.
“Decidi escrever ‘O Cérebro Japonês’ porque conheci a pesquisa de um médico japonês, Tadanobu Tsunoda, que em seu estudo dizia que o japonês usa o lado direito do cérebro mais que o ocidental em função do kanji”, conta Marino, que esteve no Japão 12 vezes – e em todas elas para participar de Congressos médicos. A primeira vez foi em 1972, em Tóquio. “Fiz muitos am igos nas faculdades japonesas. Fiz mais amigos no Japão do que aqui”, diz o neurocirurgiã, afirmando que os japoneses tendem a usar os dois hemisférios. “Não à toa, os japoneses se tornaram a segunda maior potência do mundo”, explica Marino.

Relançamento do livro “O Cérebro Japonês – a importância da língua japonesa”
Quando: 12 de abril, a partir das 18 horas
Onde: Academia Paulista de Letras (Largo do Arouche, 312 – Centro)
Informações pelo telefone: 11/3331-7222

Comentários
Loading...