Mostra na Assembleia Legislativa celebra os 110 anos da imigração e 50 da Acesa

Em comemoração aos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, a Associação Cultural Esportiva de Santana (Acesa), com apoio do deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB), realiza na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), uma exposição com origamis, dobraduras de origem japonesa de todos os tipos, tamanhos e cores. A entidade também celebra os 50 anos de história da Acesa.
A mostra, que permanece aberta ao público até esta sexta-feira (6) no hall monumental da Alesp, é dividida em duas partes: a primeira retrata o Japão antigo e a saída dos imigrantes rumo ao Brasil a bordo do navio Kasato Maru. Em busca de novas oportunidades, desembarcaram no Porto de Santos em 1908, para trabalhar na colheita de café e algodão. Além disso, exibe a união entre os descendentes japoneses e a cultura brasileira, como o Natal cristão, as festas juninas e o Carnaval.
Na segunda parte, há o espelha­mento entre as culturas dos dois países. Dessa fusão entre Japão e Brasil, surgiu uma nova cultura. O mundo moderno também é mostrado na exposição: a comida japonesa sendo apreciada pelos brasileiros e o sucesso dos animes e mangás entre os jovens.
As flores, as estações do ano, o calendário do zodíaco japonês e o torii, portão tradicional japonês instalado na entrada do Hall Monumental, também são destaques na exposição.
Rodolfo Komatsu, membro da equipe técnica da Acesa, explica que o mais importante é demonstrar por meio das dobraduras o futuro dessa mistura entre as culturas japonesa e brasileira. “A maior intenção não é homenagear o passado, mas sim as próximas gerações”, disse.

Exposição: 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil
Período: até o dia 6/4 (sexta-feira)
Horário: de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h
Onde: Hall Monumental da Alesp (Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera)
Informações: (11) 3886-6610
Entrada gratuita

Comentários
Loading...