Massas para pescar

Massa industrializada ou caseira, tem como principal característica versatilidade, porisso indicada para grande maioria dos peixes nos pesque-pagues. Ingredientes específicos e até secretos, podem fazer a diferença naqueles dias quando o peixe não quer nada com a pescaria.
Por Mauro Yoshiaki Novalo

Para uma isca ter resultados, podemos separar os seguintes itens (não necessariamente nesta ordem): formato; movimento; odor e sabor.
Normalmente quem vai para os pesque-pagues, opta pela pescaria passiva, isto é, monta o equipamento e deixa na espera. Tendo massa como isca, não terá movimento e o formato não será de suma importância, portanto os dois primeiros quesitos assinalados anteriormente são descartados. Para odor e sabor, estes tem de igualar ao que o peixe está acostumado no seu trato diário, importante então juntar aos ingredientes da massa a ser utilizada, a ração utilizada no dia a dia ou algo próximo.
Resumindo: os principais componentes serão o cheiro e o sabor a serem impregnados na mesma. Fora alguns detalhes para alguns peixes específicos (ex: carpas), é o que pode ser a diferença entre capturar ou não seu exemplar.
PEIXE ALVO
Fator a considerar pois embora sendo a ração o alimento principal, cada espécie tem suas preferências delineadas e específicas. Quando os peixes estão ativos – observamos muita movimentação e rebojos na superfície dos lagos – nesta condição a chance para escolher determinada espécie diminue mas aumenta quantidade e variedade de capturas. Posicionamento e profundidade da isca também conta para se ter os ataques desejados.
Tilápias e piaus preferem o sabor adocicado, assim podemos variar, com essência de: groselha, laranja, chocolate e etc. Açúcar e até erva doce para dar o toque final.
Peixes redondos (pacus e tambacus) preferem o cheiro de queijo. Castanha e óleo são outros ingredientes a considerar. “Bicões” como os peixes de couros e matrinxãs podem aparecer para a festa também.

Para carpas, a receita tradicional é menos farinha e no lugar, adicionar batatas cozidas amassadas. Regado a mel, banana para dar liga e paçoca como complemento final. Pode também usar soja em pó. O duro é o pescador resistir a iguaria!!! Mas lembre-se de deixá-la farinhenta e se precisar adoçar mais é por açúcar cristal.
Definido o peixe alvo, é escolher a massa mais apropriada para o sucesso da empreitada, mas não existe regra geral, apenas indicações para auxiliar no objetivo final.
As massas podem ser divididas em industrializadas ou caseiras:

Para as primeiras é adicionar água e seguir as instruções para deixar no ponto desejado. Temos a opção de diversas marcas, com os mais variados ingredientes, direcionados para maioria dos peixes existentes nos lagos. Marcas tradicionais facilitam a vida do pescador pois tem ingredientes balanceados para atrair os espécimes desejados, sem interferir na qualidade da água dos lagos.
Já massas caseiras, devida a diversificação do que poderá ser agregado, são uma incógnita. Tem sua receita às vezes guardados a sete chaves, basicamente tem: ração de peixe moído, farinha de trigo e/ou mandioca, água e itens para conferir odor e cor.
Uma boa opção é a produzida no próprio estabelecimento, que tem como elemento principal a ração usada na alimentação diária, e o aval de quem acompanha o dia a dia dos peixes (e por motivos obvios torce para o pescador ter sucesso).
Como liga, a preferência é utilizar água do próprio local. Uma opção é preparar tudo em casa deixando semi pronto no formato de bolotas grandes e guardar dentro de um pote. No local da pescaria, se necessário, adicionar um pouco mais de água e finalizar nos tamanhos a serem utilizadas nos anzóis.
Aqui abrimos um parenteses, pois caso o alvo sejam as carpas, e utilizando dos clássicos chuveirinhos, sua consistência ideal é farinhenta para desmanchar aos poucos. Peixes sem dentição, costumam soprar e depois sugar sua alimentação. Com esta ação, depois de soltos, os grãos esfarelados vão se juntar aos anzóis no ato de sucção.
Como tudo passa por processo de atualização, atualmente você encontra nas prateleiras das lojas especializadas, as chamadas pastilhas. Estes produtos direcionados a maioria dos peixes que existem nos lagos dos pesque-pagues são massas prontas com furo no meio (o pescador tem apetrechos indicados para finalizar a montagem) o que facilita e agiliza as pescarias – tema para edições futuras.

Apesar da massa ser direcionada para atrair preferencialmente determinadas espécies, não significa propriamente que só estas irão bater. A grande alegria da pescaria de espera, é a surpresa e variedade dos peixes que no final, engolem a isca.
O formato pode variar desde a famosa coxinha até bolinhas, acompanhando o desenho dos anzóis e como dito anteriormente hoje o que se vê são as pastilhas. O corante é válido, para quem além do acréscimo de aroma, deseja imitar a coloração da isca original.
DICAS
Evitar manipular gasolina ou outros produtos com odores fortes antes de mexer com a massa. Conferem cheiro que pode deixar o peixe arisco e não bater na isca. Tabaco, perfume, repelentes e protetores também fazem parte da lista.
Para os apreciadores de uma boa cachaça, que tal separar um pouco dela e misturar na massa? Isto pode fazer diferença significativa na hora da pescaria!!!
Ótimas pescarias!!


Apoio:

Caiaque Lontras www.caiaquelontras.com.br

Guss Produções www.youtube.com/user/dguss1975

Maré Iscas www.mareiscas.com.br

Moro e Deconto www.morodeconto.com.br

Mustad www.mustad.com.br

Piscicultura Chang www.pisciculturachang.com.br


CURTAS

Site Moro Deconto

Perfeito para deixar suas pescarias ainda mais proveitosas! Além de toda linha das consagradas iscas artificiais, você terá à disposição também componentes como: argolas, grubs, hélices, olhos, pitões e garatéias. Tudo dividido por estilo ou peixe. Iscas para peixes de água doce ou salgada, com garantia da marca, no site www.morodeconto.com.br Visite o site, pesquise e compre! www.morodeconto.com.br – email: contato@morodeconto.com.br ou fone (41)3244 5353


Caiaque Barracuda da Lontras

Para quem está se aventurando nos esportes náuticos e aprecia o contato direto com a natureza. Especificações: caixa estanque com tampa, 2 suportes de varas, suporte de remo, porta copo, porta objetos com tampa estanque, passadores de nylon, alças de transporte, fitas de bagageiro, válvula de escoamento tipo tampão, remo duplo e encosto reclinável de encaixe rápido. Comprimento: 3,40 m; largura: 0,75 m; peso: 24 kg e capacidade: 145 kg. Informações e contato: www.caiaquelontras.com.br ou fones:(11)2033 7206 – 2484 4387 e WhatsApp:(11)99165-7993


Guss Produções

Empresa especializada em gravar e editar audiovisuais dos mais variados ramos: pesca esportiva, institucionais para empresas, eventos, shows musicais etc. Produz conteúdo e em suas filmagens, trabalha com drones. Perfeito para montar o seu Portfolio Digital de Produtos. Seu vídeo editado e finalizado com qualidade, por profissionais qualificados. Divulgue a sua marca!
Mais informações www.youtube.com/user/dguss1975/videos?view=0&sort=dd&shelf_id=1 Contato no email daniel@gussproducoes.com.br e www.facebook.com/gussproducoes – fone 11-3681-4848 Rua Paulo Emydio Pereira, 94 – Bela Vista – Osasco – SP.

 


Camarão articulado – Maré Iscas

 

 

O camarão mega ovado articulado da Maré tem as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e imitando muitas ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 29 cores diferentes e 3 tamanhos. Procure os produtos nas melhores lojas de pesca. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare


Psicultura Chang

Tudo em produtos para quem aquarismo e pesca. O local indicado para você encontrar o que precisa. Veja no site como comprar e, para você que é lojista condições especiais. Iscas, linhas, acessórios e equipamentos para sua pescaria. Bombas, plantas, ração e tudo o mais para o seu aquário. Em breve, tudo para aeromodelismo. Qualidade, confiança e preço. Visite, para mais informações www.pisciculturachang.com.br ou consulte fone (11) 3375 7265 email: contato@pisciculturachang.com.br


Bobbin para unir multifilamento com mono

A tralha de pesca para o pescador é questão de honra, para manter sempre em ordem é inevitável revisar e proceder a manutenção. Se precisar trocar um passador da vara, consertar seu molinete ou carretilha, fale com o Masaru nos fones (11)3209 7378 ou whatsapp(11)95338 1475, e se necessário for, para revisão geral, ele conta com máquinas e equipamentos para fabricar e substituir qualquer peça danificada. Rua Galvão Bueno, 395 – Liberdade – São Paulo/SP

 

 

 

 

 

 

 

Comentários
Loading...