Iscas naturais em pesque pagues!!!

Continuando o assunto abordado na edição anterior, é hora de falar sobre outras iscas naturais.
Por Mauro Yoshiaki Novalo

O iniciante na pesca, acostumado a ver nos filmes e matérias sobre pesca, associa automaticamente o pescador a um indivíduo com uma varinha de bambu e latinha de minhocas, o que invariavelmente é a imagem que a maioria da população tem também. E até poderíamos dizer que ainda não foge muito da realidade atual.
Tempos atrás o pescador mirim aprendia os primeiros passos para a atividade em represas, lagos e pequenos rios ou córregos próximos da sua casa. Atualmente pelo “avanço do progresso”, estes sumiram ou estão em precárias condições (poluídos) e assim não se prestam mais para isto. Os que ainda continuam com condições boas para os peixes, por razões de segurança deixaram de ser frequentados. Nossas pescarias a beira destes locais próximos as cidades ficaram somente nas lembranças. Com algumas exceções (cidades pequenas e fora do circuito das metrópoles) nas outras, principalmente as capitais, é correr risco de assalto pescar nestes locais.
Para atender justamente esta situação específica surgiram os pesque pagues, que propicia além de passar um dia tranquilo pescando, esta iniciação dos pequenos pescadores. Muitos poderiam dizer que estes estabelecimentos são reproduções e digamos balões de ensaios para pescarias em grandes rios e lagos. Falando sobre peixes, nem sempre isso é totalmente correto, pois você poderá encontrar grandes exemplares nestes estabelecimentos e em grande quantidade, o que não é comum (falando sobre quantidade) encontrar na natureza.

Agora formar novos pescadores, praticar e aprender um pouco mais sobre como agir e reagir nas brigas com os grandes espécimes (respeitando graus de dificuldades e condições de ambientes diferentes), aí sim tem sentido a afirmação.
Também nestes locais, é normal o futuro pescador perguntar: cadê a minhoca? Já faz parte do inconsciente imaginário esta citação… isto é, que lá no fundo é sinônimo de bom resultado na pescaria. E é claro, em alguns destes estabelecimentos, além da minhoca comum também pode-se comprar o minhocuçu – de maior porte muito utilizado para pesca de espera para grandes peixes nos rios brasileiros.
Além destas iguarias, podemos acrescentar outras iscas naturais:
Embutidos
Mortadela, queijo e demais frios cortados em cubos e a salsicha seja de frango ou não. Versátil, é indicada principalmente para a captura de cacharas, pintados, dourados, matrinxãs, piraputangas e há uma certa preferência para as que flutuam para pescar boiando na superfície, e inclusive tem apetrecho – flutuador – para incorporar nas que não tem esta capacidade.
Frutas
Desde a goiaba (inclusive os doces industrializados), pêssego, acerola, pitanga, passando pelo abacate, coquinhos dos mais diversos tipos e todos que forem possíveis de serem iscados, são mais efetivas na alta estação ou quando estes começam a cair na beira dos lagos.

Vivas

 

 

Bichinhos de laranja e pão são as grandes vedetes. Normalmente vendidas em potes, nas lojas a beira das estradas das grandes represas do país. Depois das minhocas são as mais utilizadas e famosas pela sua facilidade de uso, além de serem altamente eficazes.

Pequenos peixes e carangueijos de agua doce, insetos principalmente grilos e baratinhas também são vistas principalmente como ingredientes secretos de campeonatos de pesca, podendo definir resultados favoravelmente. Lesmas, pequenos caramujos, camarões (infalíveis e curingas nas pescarias de água salgada) também cabem nesta lista e são citados em algumas ocasiões como salvadores nestes torneios.
Finalizando a lista, temos: milho e carnes vermelhas (cozidas ou in natura), pão francês e de queijo, sementes das mais variadas espécies de plantas, e tudo o que cair na mão do pescador e sua mente sugerir que vale a pena tentar.

Tralha de pesca

A recomendação, depois de definindo o peixe alvo e suas iscas prediletas, é saber qual profundidade indicada de atuação da isca, que será atingido com boia e chicote específico. Se preferir posicionar a isca no fundo, não há necessidade da bóia, neste caso o chumbo será de tamanho maior e com o formato para se fixar no local desejado.
Recomendação para molinete ou carretilha, é abastecer com pelo menos 100m de linha 0,30mm e líder de 0,45mm ou de bitola suficiente, para aguentar o tranco no arremesso do conjunto de chicote (iscas, chumbada, boia e etc). Se no local tiver grandes exemplares de peixes de couro e etc, ideal utilizar anzol circular (desenvolvido para pesca comercial, que além de fisgar praticamente sozinho, evita fisgar em partes internas do peixe, normalmente posicionando o anzol no canto da boca do peixe).
Para completar o conjunto, varas de ação media e apoiador de vara ou secretário, para facilitar e acusar a batida do peixe (exceto a de um peixe de grande porte que é inconfundível). Se quiser emoção é utilizar de varas caipiras (lisas ou telescópicas).
Ótimas pescarias!!!


Apoio:

Caiaque Lontras www.caiaquelontras.com.br

Guss Produções www.youtube.com/user/dguss1975

Maré Iscas www.mareiscas.com.br

Moro e Deconto www.morodeconto.com.br

Mustad www.mustad.com.br

Piscicultura Chang www.pisciculturachang.com.br


CURTAS

Guss Produções

Empresa especializada em gravar e editar audiovisuais dos mais variados ramos: pesca esportiva, institucionais para empresas, eventos, shows musicais etc. Produz conteúdo e em suas filmagens, trabalha com drones. Perfeito para montar o seu Portfolio Digital de Produtos. Seu vídeo editado e finalizado com qualidade, por profissionais qualificados. Divulgue a sua marca!
Mais informações www.youtube.com/user/dguss1975 Contato no email daniel@gussproducoes.com.br e www.facebook.com/gussproducoes – fone 11-3681-4848 Rua Paulo Emydio Pereira, 94 – Bela Vista – Osasco – SP.

 


Caiaque Barracuda da Lontras

Para quem está se aventurando nos esportes náuticos e aprecia o contato direto com a natureza. Especificações: caixa estanque com tampa, 2 suportes de varas, suporte de remo, porta copo, porta objetos com tampa estanque, passadores de nylon, alças de transporte, fitas de bagageiro, válvula de escoamento tipo tampão, remo duplo e encosto reclinável de encaixe rápido. Comprimento: 3,40 m; largura: 0,75 m; peso: 24 kg e capacidade: 145 kg. Informações e contato: www.caiaquelontras.com.br ou fones:(11)2033 7206 – 2484 4387 e WhatsApp:(11)99165-7993


SPOT Global Phone

Telefone móvel com tecnologia 100% via satélite que mantém você conectado onde sua aventura te levar. Permite ligar em locais remotos, pequeno, leve, longa duração da bateria, bastante compacto quando não está com sua antena esticada. Muito resistente, projetado para uso em extremas condições com excelente qualidade de voz digital. Confira mais informações, planos e preços no site www.spotcomsat.com.br no email: comercial@spotcomsat.com.br e fone (11)98343 1521. Nippak Pesca recomenda o site, que tem a nossa confiança e é qualificado para oferecer com responsabilidade equipamentos de tamanha importância. Loja na Estrada das Marinas, 200 em Angra dos Reis/RJ, em parceria com Zimarine Teak Specialist – loja 147 do Shopping e Marina Piratas (024) 99833 5795.


Manutenção de varas, molinetes e carretilhas

A tralha de pesca para o pescador é questão de honra, para manter sempre em ordem é inevitável revisar e proceder a manutenção. Se precisar trocar um passador da vara, consertar seu molinete ou carretilha, fale com o Masaru nos fones (11)3209 7378 ou whatsapp(11)95338 1475, e se necessário for, para revisão geral, ele conta com máquinas e equipamentos para fabricar e substituir qualquer peça danificada. Rua Galvão Bueno, 395 – Liberdade – São Paulo/SP

 

 

 

 


Site Moro Deconto

Perfeito para deixar suas pescarias ainda mais proveitosas! Além de toda linha das consagradas iscas artificiais, você terá à disposição também componentes como: argolas, grubs, hélices, olhos, pitões e garatéias. Tudo dividido por estilo ou peixe. Iscas para peixes de água doce ou salgada, com garantia da marca, no site www.morodeconto.com.br Visite o site, pesquise e compre! www.morodeconto.com.br – email: contato@morodeconto.com.br ou fone (41)3244 5353


Psicultura Chang

Tudo em produtos para quem aquarismo e pesca. O local indicado para você encontrar o que precisa. Veja no site como comprar e, para você que é lojista condições especiais. Iscas, linhas, acessórios e equipamentos para sua pescaria. Bombas, plantas, ração e tudo o mais para o seu aquário. Em breve, tudo para aeromodelismo. Qualidade, confiança e preço. Visite, para mais informações www.pisciculturachang.com.br ou consulte fone (11) 3375 7265 email: contato@pisciculturachang.com.br

Comentários
Loading...