INTERCÂMBIO BRASIL-JAPÃO: Lançamento dos livros “Intercâmbio Brasil-Japão em Perspectiva” e “A Presença Japonesa na América Latina”

INTERCÂMBIO BRASIL-JAPÃO – O Centro de Estudos Nipo-Brasileiros (CENB) – ou Jinmonken (em japonês) – realizou no último dia 2, na Japan House São Paulo, evento que destacou o intercâmbio Brasil-Japão e a imigração japonesa com o lançamento dos livros “Intercâmbio Brasil-Japão em Perspectiva” e “A Presença Japonesa na América Latina”. Na ocasião, palestraram o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi; do professor Shozo Motoyama, presidente do CENB, e do professor José Adolpho Melphi, ex-reitor da USP – Gestão 2001 a 2005.

Shozo Motoyama, professor José Adolpho Melphi e o cônsul geral Yasushi Noguchi
José Adolpho Melphi

Os livros estão relacionados a dois eventos marcantes nos últimos anos da história Brasil-Japão: um foi a comemoração dos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, ocorrida em 2015. Na programação foi realizado um concorrido seminário com o tema central sobre o intercâmbio entre os dois países com a organização conjunta do Centro de Estudos Nipo-Brasileiros, Consulado Geral do Japão em São Paulo e Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Yasushi Noguchi
Shozo Motoyama

Já o outro livro é resultado do simpósio realizado no Memorial da América Latina durante as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, em 2008. O evento reuniu especialistas encarregados de trazer informações sobre os aspectos atuais dos nikkeis do Brasil, Peru, Argentina, Paraguai, México e Chile.

 

 

Fotos: Jiro Mochizuki

Comentários
Loading...