Em jantar de despedida, Marcelo Hideshima destaca atuação de Hitomi Sekiguchi

Hitomi recebe placa de homenagem das mãos do desembargador Kazuo Watanabe e do presidente da Associação Brasileira de Ex-Bolsistas, Marcelo Hideshima
Hitomi recebe placa de homenagem das mãos do desembargador Kazuo Watanabe e do presidente
da Associação Brasileira de Ex-Bolsistas, Marcelo Hideshima

A Associação Brasileira de Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei realizou, no último dia 19, em São Paulo, jantar de despedida a cônsul adjunto do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Hitomi Sekiguchi, que partiu para uma nova missão como cônsul geral em Manaus (AM) – é a primeira mulher a desempenhar o cargo de cônsul geral no Brasil.
Na oportunidade, foi apresentado também seu sucessor, Akira Kusunoki, que já teve trajetória de trabalho no Brasil, com passagens por Rio de Janeiro, Belém e São Paulo – durante as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, em 2008 (leia mais à pag 3).
Em seu discurso, o presidente da ABEGK, Marcelo Hideshima, elogiou o “excelente trabalho” da cônsul Sekiguchi realizado no período de dois anos e meio no Consulado em São Paulo – que abrange também os Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e região do Triângulo Mineiro. “Nesse período, ela participou ativamente dos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, nas Olimpíadas e Paralimpíadas da Rio 2016 e finalmente na abertura e inauguração da Japan House São Paulo, que tem sido um sucesso de público”, comentou Hideshima.

Jo Tatsumi, Kioyoshi Harada, Hitomi, Tuyoci Ohara e Massami Uyeda (da esquerda para a direita) (Jiro Mochizuki)
Jo Tatsumi, Kioyoshi Harada, Hitomi, Tuyoci Ohara e Massami Uyeda (da esquerda para a direita) (Jiro Mochizuki)

Algumas homenagens foram dedicadas a cônsul, conta Hideshima, como recordações do convívio com os ex-bolsistas em eventos e participações na evidência de uma bela relação construída com graciosidade e dedicação. Representando o grupo, os ex-desembargadores Kazuo Watanabe e Jô Tatsumi, Tuyoci Ohara, Cláudio Kurita (coordenador do evento), Tomio Katsuragawa e Izumu Honda, fizeram questão de retribuir o importante trabalho com a entrega de placa de homenagem, flores e presentes. Presente no evento, o fotógrafo Jiro Mochizuki – colaborador do Jornal Nippak – também fez questão de homenageá-la com um álbum de fotos com os registros da participação de Sekiguchi em eventos em São Paulo.

Bolsistas jovens (Jiro Mochizuki)
Bolsistas jovens (Jiro Mochizuki)

“A Associação Brasileira de Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei é grata pelo trabalho desenvolvido pela cônsul Sekiguchi, que fortaleceu e reaproximou as relações com o Consulado, além de trazer e integrar os bolsistas mais jovens para essa associação”, destacou Hideshima em agradecimento à cônsul adjunto.
Emocionada com as homenagens, Hitomi Sekiguchi agradeceu aos ex-bolsistas com sua primeira lembrança. “No meu primeiro contato com a associação percebi o significado da minha missão aqui. Senti que minha permanência aqui teria um sentido especial e assim foi acontecendo”, disse Sekiguchi.
As novas funções passaram a partir de 1º de maio, Hitomi Sekiguchi como cônsul geral em Manaus e Akira Kusunoki como cônsul adjunto do Japão em São Paulo.

Comentários
Loading...