COMUNIDADE: Mie reelege Takashi Shimokawa, exalta 105º aniversário e mira criação de seinenbu
Com o Edital de Convocação para Assembleia Geral Ordinária da Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjin do Brasil, devidamente publicada em jornal da comunidade nipo-brasileira (Nikkey Shimbun, 06/01/2018), a mesma foi realizada em sua sede no último dia 29, conforme determinado.

Assim, dentro dos trâmites legais de primeira convocação no horário indicado e, de segunda, com a presença de 44 pessoas, a Assembleia teve início exatamente às 10h com chamada à mesa de membros da diretoria passada, tomando a palavra Shigeru Matsumoto, presidente do Conselho Deliberativo, seguido do presidente da gestão passada Takashi Shimokawa.

Foi solicitado um minuto de silêncio em homenagem aos associados recém-falecidos, dada abertura para opiniões contrárias e, em seguida, feita a leitura do Edital de Convocação.
Seguindo a ordem do dia, foi apresentado e aprovado pelos presentes, o relatório de atividades de 2017, depois o demonstrativo e balanço anual 2017, aprovado pelo Conselho Fiscal, e, para finalizar, apresentado o Plano de Atividade e Previsão Orçamentária para 2018.

Francisco Noriyuki Sato, diretor cultural. Foto: Silvio Sano
Antes da eleição propriamente dita alguns temas foram trazidos para debate, como o futuro das associações de províncias, ausência dos jovens nas mesmas e 105º aniversário dos primeiros imigrantes da província de Mie, além de 75º da própria associação.

Em relação ao futuro das associações de províncias, problema já levantado no Kenren (Federação das Províncias). “Eles pedem que incentivemos mais o ingresso de jovens sob o risco de não sobrevivermos…”, alertou Shimokawa, atual presidente. “… no que concordamos e, por isso pretendo estimular ao máximo a criação do nosso Mie seinenbui”, completou.

Para a estruturação do mesmo, solicitou a colaboração de Wilson Tadashi Koto que o atendeu prontamente… “tenho força de vontade e o objetivo de realizar um trabalho respeitado formando novas gerações”, afirmou. Cristiane Akune Sato, que com o marido Francisco Noriyuki coordenam o Curso de História do Japão na associação, ofereceu apoio explícito, assim como da parte dos presentes.

Em relação à comemoração dos aniversários (105º dos imigrantes e 75º da associação)… “pretendemos realizar algo diferenciado, mas não tão pomposo quanto o de quatro anos atrás quando contamos com a presença do governador da província. Não sabemos ainda se ele virá dessa vez. Mesmo assim, mas com os pés no chão que nos tem mantido com superávit desde que assumi, faremos algo digno dessas importantes datas à nossa associação”, exaltou Shimokawa.

Shinnenkai 2018 dos associados. Foto: Silvio Sano
Em seguida, dando sequência à ordem do dia, informados pela comissão eleitoral de que apenas uma chapa fora apresentada, a eleição foi realizada por aclamação. Assim, a diretoria para a gestão 2018/2019 será composta por:
DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente Executivo Takashi Shimokawa
1º Vice Presidente Miyoko Shakuda
2º Vice Presidente Celeste Mie Fujita
Superint. Executivo Tetsuhiro Hirose
Superint. Financeiro Celeste Naomi Shakuda Shirahama
Diretora Secretária Hatsuco Tanaka
CONSELHO DELIBERATIVO
Presidente Shigeru Matsumoto
Vice Presidente Silvio Kazushi Sano
Conselheiros Álvaro Yokoyama, Hiroshi Sakakura e Paulo Shinohara
Vices conselheiros Maria Flora Ohtani, Taeko Takeuchi e Takashi Tagawa
Em seguida, a indicação e aprovação do Conselho Fiscal dos seguintes nomes:
1º Conselheiro Eduardo Kenji Watanabe
2º Conselheiro Diogo Nomura Neto
3º Conselheiro Uichiro Umakakeba
Suplente Youiti Hirose
As diretoria departamentais ficam a cargos de: Hiroshi Osumi (Planejamento), Francisco Noriyuki Sato (Cultural), Wilson Tadashi Koto (Social), I-isei Watanabe e Celeste Mie Fujita (Bolsas e Estágios), Carlos Takeru Kimura (Kendô) e Hatsuco Tanaka (Fujinbu)
A comissão eleitoral foi formada por: Wilson Toshiko Otsuka, Jéssica Mieko Dias Onaka e Leonardo Obara.