‘Coletânea de Poemas Tanka da Família Imperial do Japão’ é lançado durante evento de comemoração dos 79 anos do HSC

Foi lançado no último dia 11, durante a comemoração dos 79 anos do Hospital Santa Cruz, a ‘Coletânea de Poemas Tanka da Família Imperial’, com 130 poemas. A obra idealizada e traduzida pelos doutores Masato Ninomiya e Sonia Regina Longhi Ninomiya, foi concebida em homenagem aos laços que unem as comunidades japonesa e brasileira para celebrar, além do aniversário do HSC, os 110 anos de Imigração Japonesa no Brasil.
“Esse livro-homenagem foi idealizado com o objetivo de levar os sentimentos e os pensamentos da Família Imperial do Japão aos japoneses e seus descendentes que vivem no Brasil e aproximar ainda mais essas duas culturas. Ficamos muito honrados e alegres por poder lançá-lo durante as comemorações dos 110 anos de Imigração Japonesa no Brasil e os 79 anos do Hospital Santa Cruz”, afirma o idealizador e tradutor da coletânea, Dr. Masato Ninomiya.
“Os poemas tanka, que significa poema curto, assim como o haikai, muito conhecido no cenário literário brasileiro, são amplamente praticados pelos japoneses, imigrantes e seus descendentes ao redor do mundo”, acrescenta Dra. Sonia Regina Longhi Ninomiya, também tradutora da obra. “Todo japonês é um poeta. A tradição de escrever é intrínseca à cultura japonesa. Este livro, sem dúvida, tocará o coração e os sentimentos dos japoneses e seus descendentes”, enfatiza.
A obra reúne poemas compostos por ocasião das visitas de Suas Majestades Imperiais ao Brasil, inspirados em datas importantes, como casamento, nascimento, vida cotidiana da família imperial e visitas a monumentos de Guerra no Japão e no exterior. O casal Ninomiya ressalta que a grande maioria, no entanto, é de poemas escritos por ocasião da Cerimônia Anual de Recitação de Poemas da Corte Imperial, realizada anualmente no Palácio Imperial no Japão, no mês de janeiro.
“Traduzir poesia é sempre um grande desafio e no caso de um poema de tão reduzida metrificação, um desafio ainda maior. Por isso, não consideramos a metrificação do poema na tradução, mas sim nos preocupamos em veicular a sua essência e sua imagética. Acrescentamos algumas fotos alusivas ao conteúdo dos poemas e outras relacionadas e eles. Esperamos proporcionar ao leitor da língua portuguesa um panorama das atividades oficiais, bem como dos sentimentos que constroem a imagem da ilustre família”, complementa Dr.Masato Ninomiya.
“Nosso core business não poderia ser outro senão o atendimento médico-hospitalar. Porém, está em nosso DNA o compromisso da integração entre Brasil e o Japão, que se faz por meio da arte, da cultura e do intercâmbio de conhecimento, que vai além do segmento da saúde. Por isso, apoiar iniciativas como essa só fortalece o laço que nos une desde a origem do Hospital Santa Cruz. É uma honra poder lançar a ‘Coletânea de Poemas Tanka da Família Imperial’ durante as comemorações do 79º aniversário do HSC”, conclui Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz.

Obra – Para a ‘Coletânea de Poemas Tanka da Família Imperial do Japão’ foram selecionados 130 poemas, sendo 120 escritos pelo Imperador Akihito e a Imperatriz Michiko, e dez compostos pelos filhos do casal, o príncipe herdeiro Naruhito e sua esposa, a princesa Masako; o príncipe Fumihito e sua esposa Kiko e sua filha mais velha Mako, como também pela princesa Nori, hoje Sra. Sayako Kuroda.