Câmara Municipal de São Paulo recebe cerimônia do Prêmio Paulista pelo sétimo ano consecutivo

Roberto Nishio, Yasushi Noguchi, Raul Takaki, Aurelio Nomura, Pedro Kaká e Yoshiharu Kikuchi (Jiro Mochizuki)
Roberto Nishio, Yasushi Noguchi, Raul Takaki, Aurelio Nomura, Pedro Kaká e Yoshiharu Kikuchi (Jiro Mochizuki)

Pelo sétimo ano consecutivo, a Câmara Municipal de São Paulo foi palco do Prêmio Paulista de Esportes, que este ano atingiu sua 62ª edição. A cerimônia – uma das mais concorridas dos últimos anos – foi realizada no último dia 4, no salão nobre da principal casa legislativa municipal do país e contou com a presença do cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi; do vereador Aurélio Nomura (PSDB); do presidente da Fundação Kunito Miyasaka, Roberto Nishio; do presidente do Comitê Executivo da Comissão para Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, Yoshiharu Kikuchi; e do deputado estadual Pedro Kaká, além do “sempre deputado” Hatiro Shimomoto.
Em seu discurso, Aurélio Nomura destacou a importância do evento. “A premiação atinge esta marca, de 62 anos ininterruptos, graças ao empenho do Nikkey Shimbun, em japonês, e do Jornal Nippak, em português, que a partir de 1998 encamparam a sua realização com o objetivo de incentivar e valorizar os novos talentos nikkeis e reverenciar o trabalho dos dirigentes que se dedicam de forma abnegada para a divulgação do desporto amador”, disse.

Representantes e dirigentes de associações e entidades (Jiro Mochizuki)
Representantes e dirigentes de associações e entidades (Jiro Mochizuki)

Ensinamentos – Segundo ele, neste ano, em que a comunidade comemora os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, “a premiação se reveste de um significado ainda maior, uma vez que o Prêmio homenageia as modalidades trazidas por nossos maiores, os pioneiros da imigração japonesa”. “Mesmo tendo que trabalhar de sol a sol nas fazendas de café, substituindo a mão de obra escrava, com abnegação e determinação nossos maiores fizeram questão de passar para nós, descendentes, quatro ensinamentos: a aplicação nos estudos, a dedicação ao trabalho, o gosto pelo esporte e acima de todos esses, a honradez, uma qualidade que tanto nos faz falta nos dias de hoje e vocês, que estão sendo homenageados no dia de hoje, são os exemplos desses ensinamentos”, concluiu Nomura.
Já o cônsul Yasushi Noguchi lembrou que desde que assumiu o cargo em São Paulo, em outubro do ano passado, vem visitando várias cidades no Estado de São Paulo e conhecendo muitas comunidades nikkeis.
“Uma das coisas que me chama a atenção é a contribuição japonesa de cada uma dessas comunidades para a sociedade brasileira. E o esporte é um dos campos que os japoneses contribuíram muito”, disse Noguchi, destacando que “em cada kaikan ou Bunkyo existe um ginásio ou um lugar para a prática de esportes”. “O judô, por exemplo, enquanto no Japão existem cerca de 180 mil judocas, aquii no Brasil são quase 2 milhões de praticantes, numa clara demonstração de contribuição para o desenvolvimento do esporte brasileiro”, disse o cônsul.
O presidente do Nikkey Shimbun e Jornal Nippak, Raul Takaki, agradeceu a presença maciça de convidados e parabenizou os homenegados. “Trata-se de uma simples placa, mas tenham certeza que ela carrega um peso de uma tradição que não se compara a nenhuma outra premiação, o que nos enche de orgulho”, disse Takaki.
O diretor Daniel Takaki também fez um agradecimento especial aos primeiros imigrantes, “que tiveram a coragem de sair do Japão e vir ao Brasil desenvolver tudo isso que nós temos hoje”. E anunciou o início das comemorações dos 20 anos do Nikkey Shimbun e Jornal Nippak, que deve se estender até 2019. Como parte das comemorações, destacou o lançamento do novo site do Nippak (www.nippak.jp) “não só para facilitar o contato com o Japão mas para que sirva de portal para cada uma das entidades para que possamos crescer juntos”.

Hatiro Shimomoto (Jiro Mochizuki)
Hatiro Shimomoto (Jiro Mochizuki)

Coletividade – Já Hatiro Shimomoto, disse que o Prêmio Paulista de Esportes “não é algo individual”. “É da coletividade japonesa, daí o reconhecimento também do governo japonês através da presença do cônsul geral do Japão em São Paulo”, explicou Shimomoto.
O 62º Prêmio Paulista de Esportes conta com apoio do vereador Aurélio Nomura, Prefeitura da Cidade de São Paulo, Câmara Municipal de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo e patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka e King Contabilidade.

Público lotou o salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo (Jiro Mochizuki)
Público lotou o salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo (Jiro Mochizuki)
Comentários
Loading...