Bairro de Aliança comemora 95 anos com Encontro na Capital de moradores e ex-moradores

Mais de 300 pessoas compareceram ao 19º Encontro de Moradores, Ex-Moradores e Amigos do Segundo Núcleo Colonial Uetsuka, origem do bairro Primeira Aliança em Guaimbé (SP), que aconteceu em 26 de agosto, no bairro da Liberdade, em São Paulo.

Entre discursos de boas-vindas aos presentes proferidos por integrantes da coordenação do evento, Luiz Ossamu Sanda no papel de mestre de cerimônia chamou ao palco o cientista e pesquisador Tetsuo Yamane. Ele é filho de Kaniti Yamane, um dos fundadores do núcleo ao lado de Shugo Senaha, pai de Yoshio Senaha, que organiza esses encontros desde sua primeira edição.

Aos 91 anos de idade, Yamane enfrentou a distância entre Manaus e São Paulo para participar da festa pela primeira vez. “É um grande prazer estar aqui. Acho que sou o mais idoso. Nasci em 1927 e passei meus primeiros sete anos em Guaimbé. Foi a fase mais feliz da minha vida, em que passava o dia todo com amigos. Uma diferença nas comunidades japonesas é que sempre havia uma escola. O governo japonês enviava professores para elas. Isso ajudou muito”, lembrou Yamane em sua fala, ressaltando a grande importância do ensino básico na formação de um cidadão.

Graduado e doutor em Química pelo Instituto Tecnológico da Califórnia (Caltech), Yamane tem um currículo ímpar, com experiência nas áreas de Biofísica, Bioquímica e Biologia Molecular. Atualmente é professor visitante do Curso de Biotecnologia da Universidade do Estado do Amazonas.
Dentre as várias cidades que morou no Brasil e no exterior, Yamane não hesita em dizer qual a mais linda: Guaimbé. “Lá nasci e passei meus primeiros anos de vida, com toda aquela liberdade.”

Na abertura do encontro, o presidente da Associação Cultural Esportiva Aliança, Henrique Mario Nohara, destacou a visita em abril do Cônsul Geral do Japão, Yasushi Noguchi, ao local, em comemoração aos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil e mostrou a placa que registra esse fato significativo para a comunidade.
Relacionamentos – Já Paula Nohara, integrante da comissão organizadora do evento, associou o papel desses encontros à felicidade em nossas vidas, com base em uma extensa pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Entre as conclusões desse estudo, ela disse, “o fundamental para nos manter felizes e saudáveis ao longo da vida é a qualidade de nossos relacionamentos”.

Também foi chamado ao palco o ex-prefeito de Santarém Novo (PA), Sei Ohaze. Em sua fala, ele lembrou que 2018 é ano eleitoral e que cada um deve votar conscientemente e não se abster da tarefa de construir um país melhor.
Além do almoço de confraternização, karaokê, bingo e sorteios animaram a festa de confraternização. O próximo encontro será no ano que vem no Bairro de Aliança, seguindo a tradição de alternar entre São Paulo e Guaimbé.
(Regina Sinibaldi, especial para o Jornal Nippak)