Atores do Coletivo Oriente-se realizam 1ª Mostra de Curtas-Metragens no 11º Nikkey Matsuri

Em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, os atores do Coletivo Oriente-se realizarão a 1ª Mostra de Curtas-Metragens. A mostra ocorrerá como parte da programação do 11º Nikkey Matsuri – Festival Japonês – que acontece neste fim de semana (7 e 8) no Memorial da América Latina.
Grupo de atores orientais brasileiros que aborda em suas criações temas como a diversidade étnica, social e de gênero, o Coletivo Oriente-se fará também um bate papo com o público sobre o processo de criação e os temas levantados em seus filmes.
Em 2016 o Coletivo Oriente-se ganhou projeção nacional ao lançar o manifesto em que reivindicava “igualdade no tratamento justo a todos os cidadãos” e repugnava “práticas de discriminação étnica que ocorre em algumas produções de audiovisual que retratam o oriental de forma estereotipada, preconceituosa e distorcida da realidade”.
O texto destacava que, “ter a presença de atores e artistas orientais em produções de audiovisual em papéis não estereotipados e de forma respeitosa, é o mínimo e o justo que a comunidade oriental brasileira merece em retribuição e gratidão por mais de um século de história em terras brasileiras”.
As críticas tinham como alvo a novela “Sol Nascente” – folhetim da Globo escrita por Walther Negrão, Suzana Pires e Júlio Fischer – e que causou polêmica ao escalar atores ocidentais para papéis de personagens orientais.
O primeiro vídeo do coletivo viralizou na internet e obteve mais de 400 mil visualizações em apenas 3 dias de lançamento. “Acreditamos que o vídeo apresentou um conteúdo catalizador das necessidades do público em geral, especialmente do público nikkei que se identificou no tocante à necessidade de valorização da diversidade étnica”, comenta a atriz e roteirista, Cristina Sano, sobre a repercussão que o vídeo gerou.
Na visão de Marcos Miura, ator e roteirista do grupo, “é possível ser brasileiro e abordar a ancestralidade japonesa sem estereótipos e de forma criativa, atual e respeitosa.”

Programação da 1ª Mostra de Curtas-Metragens nos dois dias (7 e 8)

11H: Exibição de filmes
13H: Exibição de filmes
15H: Exibição de filmes
16H: Bate Papo com o Elenco
17H: Exibição de filmes

Local: Auditório da Biblioteca do Memorial da América Latina.

Endereço: R. Tagipuru altura do nº 320 – Portão 2 ou Av. Auro Soares de Moura Andrade, altura do nº 664 – Portão 6
www.orientese.com.br

Comentários
Loading...