Associação Brasileira anuncia criação de Comitê de Comunicação e apresenta novos bolsistas

A Associação Brasileira de Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei anunciou a criação de um Comitê de Comunicação que ficará responsável pela divulgação das atividades da associação e também da cultura japonesa. Para tanto, o diretor de Comunicação, Paulo Uemura, falou sobre as estratégias, que inclui o desenvolvimento de um site e o investimento em redes sociais. “O site já está praticamente pronto, só está faltando organizar o conteúdo”, explicou Uemura, lembrando que o Comitê contará ainda com Matheus Misumoto, Kátia Kishi, Fernando Matsumoto, , Cláudio Kurita, Carol Ayako, Tatiana Aoki e Érika Yamauchi.
Segundo Kátia Kishi, a associação já estava investindo nas redes sociais “mas agora decidimos institucionalizar a página”. A ideia, explica, não é falar somente de bolsa, mas abranger também outros assuntos, de cultura a política.
O anúncio foi feito durante tradicional festa de final de ano (Bonenkai) da associação, realizada no último dia 7, no Centro Cultural Hiroshima do Brasil, e que contou ainda com as presenças do cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Nogchi e da cônsul Reiko Nakamura.

Durante o evento foram apresentados também os novos bolsistas, que estiveram no Japão em setembro a convite do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Governo Japonês. São eles: Cláudia Nakazato, Fernando Matsumoto, Yuka Ono e Laís Higashi.
Sakura – Presente no evento, o cônsul agradeceu a oportunidade de celebrar um final de ano muito auspicioso. “Quero agradecer a todos que contribuíram para que as comemorações dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil fosse um sucesso. Acredito que a princesa Mako ficou muito feliz com a visita que fez ao Brasil e com a oportunidade que teve para conversar e manter contato com a comunidade nikkei, incluindo muitos idosos e jovens”, disse Noguchi, que parabenizou ainda o jurista Kiyoshi Harada pelo lançamento da 4ª edição da obra “O Nikkei no Brasil”, o ministro Massami Uyeda pelo convite para o plantio de cerejeiras no Tribunal de Contas do Município de São Paulo, e o vice-presidente da Associação Okinawa do Brasil, Tério Uehara por ter comandando, com maestria as celebrações dos 110 Anos da Imigração Okinawana no Brasil.

Yasushi Noguchi, que no final brindou os presentes ao cantar Sakura, da banda Kobukuru, lembrou ainda que no início deste ano a própria associação realizou um evento com a participação de dois jovens executivos japoneses – Naoto Mizoguchi, da NEC do Brasil, e Taka Yazawa, da JCB Internacional. “Foi através desta apresentação que este funcionário da NEC começou a ter contato com o Diretor de Operações da Japan House São Paulo, Claudio Kurita e através destas conversas a NEC formalizou recentemente um contrato com a JHSP que prevê o fornecimento de soluções como o NeoFace, sistema de reconhecimento facial, e câmeras para determinar a quantidade e características do público visitante da instituição.

Parcerias – “Espero que a associação continue estreitando relações com a comunidade japonesa e continue promovendo atividades que contribuam para o fortalecimento dessas relações”, disse Yasushi Noguchi, acrescentando que em 2019 “Japão e Brasil terão um acontecimento em comum”. No Brasil, assumirá o novo presidente eleito, Jair Bolsonaro, e no Japão, como todos sabem, o imperador vai abdicar e teremos um novo chefe de estado”, explicou o cônsul, afirmando ainda que em 2019 o Brasil sediará a Copa América de Seleções e que contará com o o Japão como país convidado. “Espero continuar trabalhando para estreitar ainda mais as relações entre os dois países”, concluiu.

Já o presidente da associação, Marcelo Shiraishi, agradeceu a oportunidade de trabalhar com uma “equipe como harmoniosa” e lembrou que a Associação Brasileira de Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshuhei “só existe graças ao governo japonês, que nos proporcionou esta experiência de poder conhecer o país”. “No meu caso, foi a primeira vez que estive no Japão”, revelou Shiraishi, que destacou o “privilégio de estar presidente da associação”.