AKIRA SAITO: Kodomo no Hi

“Dia dos meninos no Japão”

Conhecido como um dos feriados que compõem o “Golden Week” (Semana Dourada), o Kodomo no Hi (Dia da Criança) é destinado a celebrar o dia dos meninos no dia 05 de maio (o dia das meninas é no dia 03 de março e é chamado de Hina Matsuri). No Japão se enfeitam o interior das casas com arco e flechas, miniaturas de capacetes, armaduras e bonecos Samurai que representam os heróis da mitologia e folclore japonês: Kintaro, Shoki e Momotaro. Outro símbolo é o Koinobori “Subida das Carpas”, flâmulas que podem chegar a metros de comprimento que são hasteadas ou penduradas nos jardins das casas ou em locais festivos. O Koinobori representam as carpas que no folclore japonês simbolizam a força e a determinação e geralmente são dedicadas ao filho mais velho. A comemoração deste dia tem como objetivo destinar ao filho presságios de uma boa vida com força aguerrida e determinação.
No Brasil o evento é comemorado de forma geral no mês de maio com os já famosos “Undokai” organizado por várias entidades da comunidade japonesa espalhadas por todo o país e é destinado a todas as crianças, meninos e meninas. Um evento familiar e muito descontraído, conta com diversas provas e prêmios para os participantes, além de muitas apresentações culturais o dia todo. Facilmente identificado por seus “Koinoboris” gigantes e coloridos, estes eventos acontecem por todo o mês de maio em vários locais diferentes nos finais de semana.
Para quem ainda não conhece o evento Undokai, dia 20 de maio acontece o XI Undokai de São Caetano e as informações estão no link: https://www.facebook.com/bunkascs

De grão em grão mostremos a nossos filhos um futuro melhor e mais justo e que cada um deve fazer a sua parte!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

Comentários
Loading...