AKIRA SAITO: CAMINHOS E VALORES

“Cada um tem o direito de escolher seu próprio caminho, mas precisa assumir a responsabilidade de cada passo”

 

O fato das Artes Marciais Japonesas serem baseadas no “Do” que significa “Caminho” é exatamente a probabilidade de todo praticante entender e exercer a sua própria carga de responsabilidade sobre seus atos e ações. Todo o conceito do “Caminho” é baseado em valores morais, para que cada um tenha o “livre arbítrio” de optar entre quais as ações e atitudes tomar.

Assim também deveria ser com boa parte da nossa educação e de nossos filhos. Valores morais sendo ensinados, principalmente por meio de exemplos, já que estes são mais importantes do que qualquer compensação material. Provavelmente não temos controle sobre o futuro de ninguém, porém, é de nossa responsabilidade garantir que suas escolhas serão baseadas em conceitos sobre verdade, honra, justiça e honestidade.

Estas ações só são válidas se forem aplicadas na prática, como exemplo e não de forma conveniente. Se perguntarmos a qualquer pessoa se estacionar em fila dupla ou em local proibido, reservado a idosos e/ou deficientes é errado, a resposta será sim, porém, se todos acreditam nisso, por que na prática não é isso que acontece? Mostrar o “Caminho” para nossos filhos significa dar o passo para deixar a pegada para que “Eles” pisem no mesmo lugar até que saibam andar com as próprias pernas e dar seus próprios passos.

A maior herança que possa ser deixada a nossos filhos são os verdadeiros valores. Para isso cada um deve fazer a sua parte!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

Comentários
Loading...