53º Festival de Música e Dança Folclórica terá cerca de 130 apresentações no Bunkyo

Mais conhecido na comunidade nikkei como Gueinosai, o Festival de Música e Dança Folclórica chega a sua 53ª edição nos dias 23 e 24 deste mês no Grande Auditório do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), no bairro da Liberdade, em São Paulo. O evento, que integra o calendário oficial dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, reúne diversas modalidades como minyo, dança clássica, kotô, taiko, Yosakoi Soran e karaokê. Com início às 10 horas nos dois dias, no sábado o festival terá 56 apresentações e, no domingo, outras 71. No total, conta a presidente da Comissão Organizadora do Festival, Rumi Kusumoto, são mais 600 participantes, sendo 470 somente no domingo.

“Domingo realmente é o dia mais concorrido”, diz Rumi, lembrando que este ano o Gran Finale será comandando pelo professor, coreógrafo e dançarino Satoru Saito, que também estará coordenando o Grande Show Artístico a ser apresentado na Arena dos 110, no dia 21 de julho, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, durante a cerimônia oficial dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil e que contará com a presença da princesa Mako.
No Gueinosai, Satoru Saito contará com a participação do Seinen Santa Clara e Seinen Santo André.
No domingo, por volta das 9 horas, o Gueinosai abre espaço para a tradicional homenagem às pessoas de 99 anos, o Hakujusha Hyoushou, evento que se tornou um ritual de profundo significado para os pioneiros e seus familiares – ocasião em que estes entes queridos sobem ao palco para uma merecida homenagem. Este ano serão mais de 50 pessoas homenageadas.

Renovação – De acordo com Rumi, desde quando começou a fazer parte da comissão do Gueinosai, o festival tem sido fiel às suas raízes. Evento que fecha as comemorações da imigração japonesa, que este ano completa 110 anos, o Gueinosai vem preservado a tradição e também tem acompanhado o surgimento de novas manifestações culturais, como o Yosakoi Soran e o taiko de Okinawa. “Ou seja, estamos tendo uma renovação”, explica Rumi, lembrando que este ano, por falta de agenda, não foi possível realizar o Sekonkai, a seletiva que define os participantes para o Gueinosai. “Por isso, as escolhas ficaram a cargo das próprias professoras”, explicou ela, destacando que foram concedidos 5 minutos para cada escola.

Para Rumi, outro aspecto positivo refere-se à participação das novas gerações, que tem crescido muito nos últimos anos. “Os jovens têm ajudado não só através da participação como também divulgando nas redes sociais, o que também tem atraído muitos não-descendentes de japoneses”, disse, reforçando que a premissa do Gueinosai é preservar e divulgar a arte para as futuras gerações.
A entrada é franca, mas os organizadores solicitam a colaboração com 1 kg de alimento não-perecível. Haverá bazaristas e sorteios de brindes.
53º Gueinosai – Festival de Música e Dança Folclórica Japonesa
Gran Finale: Saito Satoru Ryubu Dojo (Seinen Santa Clara / Seinen Santo André)
Quando: 23 e 24 de junho, sábado e domingo, a partir das 10h
Onde: Grande Auditório do Bunkyo (Rua São Joaquim, 381, Liberdade, São Paulo – próximo à estação São Joaquim do metrô)
Entrada Franca (colabore com 1kg de alimento não-perecível) |
Informações: (11)3208-1755