40ª Festa do Verde da Kibô-no-Iê confirma expectativa de público

Principal fonte de receita da Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibô-no-Iê, a Festa do Verde – que chegou a sua 40ª edição nos dias 29 e 30 de setembro – confirmou a expectativa de público dos organizadores. Segundo o coordenador Danilo Fujita, nos dois dias compareceram cerca de 15 mil pessoas. De acordo com ele, a arrecadação manteve a média dos anos anteriores, mas poderia ter sido melhor não fosse a chuva torrencial que caiu por volta das 15 horas de domingo. “Ainda tínhamos mais umas duas horas de evento e a chuva realmente fez com que muitas pessoas antecipassem seu retorno para casa”, disse Danilo, explicando, porém, que em virtude da crise que o país atravessa, o balanço foi positivo.

“Pelas atuais circunstâncias estávamos até prevendo uma ligeira queda”, revelou o coordenador, que destacou algumas novidades postas em prática este ano, como a Rádio Kibô – uma idealização do diretor Takeshi Teruya – e a ampliação do Espaço Criança, coordenada pela Sandra Fukada. “O Espaço Criança é um setor que acreditamos muito para o futuro”, disse Danilo, lembrando ainda que durante os dois dias a festa mobilizou cerca de 2 mil voluntários e teve como um dos pontos altos a apresentação dos cantores Sergio Tanigawa, Angelaisa e Erick Ryu Murakami com os internos.
“Minha percepção é que a força dos eventos da Kibô está na dedicação de cada diretor responsável por uma das atrações da festa. A sinergia da somatória desse esforço individual tem seu ápice no dia do evento em que as peças se encaixam. Todas as decisões tem como objetivo o melhor atendimento ao público que visita o evento”, disse Danilo ao jornal Nippak, acrescentando que “é essa experiência que ficará registrada nas pessoas e por isso acredito que ano após ano temos aumentado a quantidade de visitantes e voluntários”.

O público também pôde conferir outras atrações como shows com os cantores Joe Hirata, Karen Ito e Ricardo Nakase, e apresentações de taiko com o Ryukyu Koku Matsuri Daiko e Requios Gueinou Doukokai, além de danças típicas e Rádio Taissô.

Abertura – Realizada no domingo, a cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da Kibô, Mario Nakamura; do cônsul Kenji Iwashima e de representantes de diversas entidades, como André Korosue (Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono), Sunao Sato (Assistência Social Dom José Gaspar), Jun Suzaki (Enkyo), Mario Toda (Yassuragui Home), Valter Sassaki (Nippon Country Club), Tério Uehara (Okinawa), Tsutomu Makita (Aflord), além de patrocinadores e políticos como o deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP), deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB) e o vereador Aurélio Nomura (PSDB). Patrícia Uehara, da Kibotik, representou os voluntários e Kihatiro Kita, ex-presidente da Kibô, discursou em nome das entidades.
Mario Nakamura agredeceu a presença e colaboração de todos que tornam a subsistência dos internos um pouco melhor enquanto o cônsul Iwashima destacou que a Kibô conseguiu superar inúmeras dificuldades desde a sua fundação e hoje ocupa papel de destaque na área social, conquintando respeito de toda a sociedade.

Danilo Fujita destacou sua alegria por atuar na coordenação do evento pela primeira vez. “Isso signifca estar ao lado de pessoas que realmente se importam com o próximo”, disse ele, acrescentando que “se não fosse pelos internos hoje não estaríamos aqui reunidos e não teríamos oportunidades de desenvolver esse trabalho”.
Segundo ele, para a realização do evento é necessário que o elo entre patrocinadores, voluntários e colaboradores esteja funcionando. “Se uma peça falhar, não conseguiremos fazer com que a engrenagem funcione”, afirmou.
Acostumado a prestigiar a festa dos todos os anos, o deputado federal Walter Ihoshi destacou o trabalho dos voluntários e de pessoas “que tem simpatia por esta entidade, que faz um trabalho excepcional com seus internos”. “A Kibô-no-Iê está de parabéns por estar cumprindo com louvor este trabalho no terceiro setor”, declarou Ihoshi ao Jornal Nippak.