18ª edição da ‘Festa e Exposição do Kaki Fuyu’ acontece neste fim de semana

Caqui Fuyu será a principal atração da festa, que terá também outros produtos agrícolas (arquivo)
Caqui Fuyu será a principal atração da festa, que terá também outros produtos agrícolas (arquivo)

 

Após anos de parceria, a Associação Cultural e Esportiva de Piedade (Acep) e a Prefeitura de Piedade farão eventos separados para celebrar a Festa e Exposição do Kaki Fuyu e o aniversário da município, que este ano comemora seu 178º de emancipação política. Segundo comunicado da Prefeitura, trata-se de uma decisão de comum acordo estabelecido entre o poder público e a entidade. Com isso, o evento da comunidade japonesa acontecerá neste fim de semana (5 e 6), na área de lazer do kaikan, enquanto os festejos municipais ocorrerão no Terminal Rodoviário Artur Hess, nos dias 18, 19 e 20 de maio.

Em sua 18ª edição, a Festa e Exposição do Kaki Fuyu de Piedade tem como objetivo divulgar as variedades agrícolas para a prática de alimentação saudável, além de dar continuidade à cultura japonesa e educacional para as futuras gerações. Em entrevista ao Jornal Nippak, o vice-presidente da Acep, Nelson Horita, explicou que a antecipação da festa em praticamente duas semanas ocorreu em função da safra do caqui, cujo auge ocorre entre o final de abril e o início de maio. “Conforme o clima, a safra muda muito e na época que estávamos realizando a festa a fruta encarecia e eram poucos os produtores que podiam participar”, disse Horita, lembrando que, mesmo sendo realizada neste fim de semana, “o pico da safra, que geralmente compreende o final de abril e início de maio, já está passando”. “É muito raro o produtor colher em junho”, destaca Horita, lembrando que no ano passado foram comercializadas entre 2 mil e 2500 caixas da fruta in natura.

Festa acontece neste fim de semana no kaikan da Acep (arquivo)
Festa acontece neste fim de semana no kaikan da Acep (arquivo)

Piedade é considerada uma das miaores produtoras da fruta no país. O caqui foi trazida da Ásia pelos primeiros imigrantes japoneses no final do século19. O fruto é rico em amido, pectina e açúcares com alto teor de vitaminas A e C. São divididos em “Amagaki” (doce, que não passa por processo de destanização, ou retirada do tanino) como a variedade Fuyu e o “Shibugaki” (amarrento, que necessitam de destanização) como a variedade Rama Forte.

Shows – Além do caqui, os visitantes poderão encontrar ainda outros produtos da região como hortaliças, flores, folhagens, cogumelos cosmetíveis e cebola – Piedade já foi considerada a capital brasileira da cebola – além de exposições de equipamentos, veículos, artesanatos, parque de diversões e uma praça de alimentação que estará vendendo pratos típicos da culinária japonesa como yakissoba. “Como é nossa primeira primeira experiência nesse novo formato, também nós estamos ansiosos quanto à expectativa de público, mas nossa ideia para os próximos anos é focarmos mais na linha agrícola e familiar”, conta Horita, acrescentando que será montado um mini palco com shows de artistas regionais e apresentações de taiko com o Grupo Hakuryu Daiko de Taikô.

Objetivo é mostrar a variedade agrícola da região (arquivo)
Objetivo é mostrar a variedade agrícola da região (arquivo)

A associação – Presidida atualmente por Tetsuo Kanno, a Associação Cultural e Esportiva de Piedade (Acep), foi fundada em 7 de setembro de 1947 coma denominação Associação Japonesa à época presisida por Sadanobu Toda. Ao longo dos anos, com o objetivo de incrementar o intercâmbio cultural e esportivo, a associação passou a desenvolver várias atividades de origem brasileira e japonesa. Atualmente com cerca de 200 famílias associadas.
(Aldo Shiguti)

18ª Festa – Exposição Kaki Fuyu De Piedade
Quando: dias 5 e 6 de maio. Sábado, das 9 às 23 horas e domingo, das 9 às 20 horas
Onde: Kaikan da Acep
(Rodovia SP-250, Km 101 – Trecho de Piedade a Pilar do Sul)
Informações pelo telefone: 15/3244-1686

18ª FESTA E EXPOSIÇÃO DO KAKI FUYU DE PIEDADE

PROGRAMAÇÃO DE PALCO
SÁBADO (DIA 5)
10H: Taiko – Grupo Hakuryu Daiko
11H: Conservatório Musical “Davino Tardelli da Silva”
12H30: Palhaço Paçoquinha
14H: Gabi Sikorski Dança
14H30: Kapa Funcional Grupo de Dança
15H: Núcleo de Dança Gato Azul
17H: Rafael Tome Stand Up Comedy
18H: Thiago Mariano
19H30: Felipe Surano e Thiago Torres
21H: Cia#Requebra

Domingo (DIA 6)
9H: Exposição Kaki Fuyu
10H: Capoeira Gingai
12H: Conservatório Musical “Davino Tardelli da Silva”
13H: Rafael Tome Stand UP Comedy
14H: Taiko – Grupo Hakuryu Daiko
15H: Cia#Requebra
16H: Voz do Morro
17H: Flor Maria e o Jardim Elétrico
18H: Dança Company Country
19H: Banca La Mafia Records

*Programação sujeita à alteração sem aviso prévio

Comentários
Loading...