12ª Grande Exposição de Arte Bunkyo abre inscrições de 10 a 12 de julho

Cônsul Yasushi Noguchi com convidados e artistas que participaram de mostra no Consulado (Jiro Mochizuki)
Cônsul Yasushi Noguchi com convidados e artistas que participaram de mostra no Consulado (Jiro Mochizuki)

Com o objetivo de divulgar novos artistas e consolidar aqueles em ascensão, anualmente, a Comissão de Arte Craft em conjunto com a Comissão de Artes Plásticas organizam a Grande Exposição de Arte Bunkyo, um evento que reúne obras nas mais variadas técnicas e estilos e que este ano chega a sua 12ª edição. Artistas interessados em participar devem inscrever seus trabalhos de 10 a 12 de julho.
Cada Comissão tem seu próprio regulamento e faz a seleção dos trabalhos inscritos premiando os melhores classificados em cada categoria (Contemporâneo / Biten / Craft) com Medalha de ouro (uma), Medalha de Prata (duas), Medalha de Bronze (três) e Menção Honrosa (três).
Cada candidato deve fazer sua inscrição de acordo com seu tipo de trabalho, seguindo as orientações do regulamento específico: Artes Plásticas ou Arte Craft, que em 2018 está comemorando 50 anos. As obras devem ser inéditas e originais e serão entregues no ato da inscrição. Os resultados serão divulgados no site www.bunkyo.org.br no dia 23 de julho.
Já em Artes Plásticas (Contemporâneo e Biten) poderão ser inscritas até 2 obras, com temas e técnicas são livres, segmentadas em duas categorias: Contemporâneo ou Biten (figurativo). As obras podem ser bidimensionais (pintura a óleo, acrílica, gravura, desenho, aquarela, fotografia, técnica mista, colagem, processo gráfico- eletrônico, etc.) ou tridimensionais (escultura, arte objeto).
Para Arte Cratf poderão ser inscritas 2 ou 3 obras de arte em cerâmica, laca, metal, vidro, madeira, bambu, bonecas de kiri, papier machè, joalheria, oshibana e arte têxtil (feltro, batik, macramê, tear, tingimento, tapeçaria, bordado e patchwork). Entende-se por arte têxtil tudo que alude e se comporta como fibras, tela, fios, membrana ou película, seja orgânico ou sintético.

Matiko Sakai (Artes Plásticas) e Kenjiro Ikoma (Arte Craft) (Aldo Shiguti)
Matiko Sakai (Artes Plásticas) e Kenjiro Ikoma (Arte Craft) (Aldo Shiguti)

Convidados – A presidente da Comissão de Artes Plásticas do Bunkyo, Matiko Sakai, lembra que este ano a Grande Exposição integrao calendário de comemorações oficiais dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil e que, além das obras selecionadas, a mostra reunirá também artistas do pós-guerra e da 2ª e 3ª gerações que participaram da “Exposição de Arte Contemporânea Nipo-Brasileira” realizada recentemente no salão de eventos do Consulado Geral do Japão em São Paulo e que contou com obras Bin Kondo, Sachiko Koshikoku, Kazuo Wakabayashi, Kenichi Kaneko, Tomoshige Kusuno e Yutaka Toyota, além de Ayao Okamoto, Taro Kaneko, Futoshi Yoshizawa, James Kudo, Milton Tsutomu Takada, Naoto Kondo, Oscar Oiwa, Roberto Okinaka, Takashi Fukushima, Yugo Mabe, Midori Hatanaka, Dan Mabe e Claudio Takita.

Inscrição e entrega das obras
dias 10, 11 e 12 de julho, das 10h às 17h
Local: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo)
Rua São Joaquim, 381, 1º andar, Liberdade – São Paulo – SP
Taxa de Inscrição: R$ 250,00 (por categoria)
Resultado: dia 23 de julho, no site www.bunkyo.org.br
Informações: (11) 3208-1755 | matsuri@bunkyo.org.br

EXPOSIÇÃO
Inauguração: 20 de outubro de 2018 (sábado), das 15h às 19h
Período: 21 a 28 de outubro de 2018
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h
Sábado e domingo, das 10h às 17h (último dia, das 10h às 15h)

Comentários
Loading...