11º Nikkey Matsuri acontece neste final de semana no Memorial da América Latina

Organizada desde 2005 por diversas entidades nikkeis da zona Norte de São Paulo, o Nikkey Matsuri – Festival Japonês – chega a sua 11ª edição neste fim de semana (7 e 8), no Memorial da América Latina (zona Oeste), depois de ficar ausente em 2017 do circuito de eventos nikkeis.
No dia 27 de março aconteceu um pré-evento do Nikkey Matsuri com a abertura oficial de uma exposição de artes e de uma mostra de curtas com artistas nipo-brasileiros.
Com o mesma tema da edição deste ano – “Mottainai”, termo japonês que expressa o desperdício no sentido mais amplo –, a exposição apresenta obras de artistas nikkeis e convidados, buscando conscientizar por meio da arte sobre a importância da utilização de recursos, sejam eles materiais ou imateriais, como o tempo, por exemplo.
Entre os artistas plásticos convidados destaques para Yutaka Toyota e Kenji Fukuda. Na mesma exposição, um espaço com obras peruanas, trazidas em parceria Consulado Geral do Peru, expressam a cultura daquele povo que também recebeu influência japonesa.
Já a Mostra de Curtas-Metragens é organizada pelo coletivo Oriente-se, composto por atores profissionais com ascendência oriental e conta com 14 filmes de aproximadamente 6 minutos cada. Os curtas abordam temas como a diversidade étnica, social e de gênero e procuram mostrar o dia a dia dos nikkeis brasileiros, sem estereótipos.
A mostra de curtas se encerra no final de semana do Nikkey Matsuri, dias 7 e 8 de abril, quando haverá um bate-papo com os integrantes do coletivo. A exposição ficará aberta para visitação até 14 de abril na Galeria Marta Traba do Memorial. Ambos têm entrada franca.

Mottainai – Evento que integra o calendário oficial das comemorações dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, o Nikkey Matsuri deste ano terá como tema “Mottainai”. A especialista Tiemi Yamashita realizará palestras sobre o assunto durante o festival.
Durante dois dias a cultura nikkei será celebrada com atrações artísticas como apresentações de taikô, danças folclóricas, demonstrações de artes marciais, cultura kawaii e shows musicais, além de concursos como o Miss Nikkey, exposições e uma praça de alimentação com a presença de chefs nipo-brasileiros.
Destaques para as participações dos grupos de taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko, Requios Gueinou Doukoukai e Kien Daiko, a embaixadora da cultura Kawaii no Brasil, Akemi Matsuda – que apresentará a versão kawaii sobre motainai – os cantores Ricardo Nakase, Débora Iha, Kaori Kanegawa, Takeshi Nishimura, Joe Hirata e Karen Ito, além de Diogo Miyahara e o grupo Tokuhero Cosplay.
A expectativa é receber um público estimado em cerca de 30 mil visitantes nos dois dias.
No ano de 2010, o Festival passou a integrar o calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo (Lei 15.168 de 19/05/2010) e em 2011, o Nikkey Matsuri passou a fazer parte do calendário turístico do Estado de São Paulo, graças à Lei 14.617 de autoria do deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB).

Apoio – O festival conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, que por meio da Secretaria de Estado da Cultura cedeu o espaço do Memorial da América Latina e da Prefeitura da Cidade de São Paulo, que através da SPTuris – São Paulo Turismo viabilizou a infraestrutura como palco, tendas e iluminação.
A entrada é gratuita, mas a organização arrecadará alimentos não perecíveis que serão destinados a a quatro entidades assistenciais da comunidade: Kibô-no-Iê, Ikoi-no-Sono, Kodomo-no-Sono e Yassuragui Home.
(Aldo Shiguti)

11º Nikkey Matsuri – Festival Japonês
Quando: Dias 7 e 8 de abril, das 10 às 20h
Onde: Local: Memorial da América Latina (Rua Auro Soares Moura Andrade, 664 (ao lado da estação Palmeiras/Barra Funda do metrô, a melhor opção de transporte)

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS
DO 11º NIKKEY MATSURI

SÁBADO (7)
12H: Federação Radio Taisso do Brasil
12H20: Balé Marisa Éscher
12H45: Soka Yusou Daiko
13H05: Ricardo Nakase /Kaori Kanegawa / Debora Iha
13H30: ACE Tucuruvi – Rojin Kai
13H40: Professora Kitahara – Koto
14H: Cerimônia de Abertura
15H: Joe Hirata
15H40: Ninjutsu (Bujinkan)
16H: Diogo Miyahara
16H25: Karatê
16H45: Grupo Consulado do Peru
17H10: ACET – Doyô
17H20: Ryukyu Koku Matsuri Daiko
17H55: Cosplay
18H30: Concurso Miss Nikkey (com Kendi Yamai)
21H: Encerramento

DOMINGO (8)
11H: Akemi Matsuda (Embaixadora Kawaii do Brasil)
11H20: Grupo Tomo No Kai (São Carlos)
11H45: Kaizen Yosakoi Soran (São Carlos)
12H05: Associação Kenko Taisso do Brasil
12H40: Corpus Line
13H15: Karen Ito
14H: Requios Gueinou Doukoukai
14H35: Coral Anhanguera Nikkei Clube
14H50: Joe Hirata
15H45: Shan Shan Kassa Odori
16H10: Aikibudô Jujutsu
16H30: Grupo de Ryukyu Minyo Kyokai da ACEO Santa Maria
16H45: Takeshi Nishimura
17H05: Fraternidade Caporales Mi Viejo San Simón Brasil
17H20: Kien Daiko
17H50: Bon Odori
18H: Encerramento

*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio

Comentários
Loading...